São apenas 13 professores, mas extremamente produtivos. Com essa equipe, os técnicos de apoio e os estudantes, o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) está fazendo a diferença na agricultura mateense e regional. “São excelentes resultados”, ressalta o professor doutor Marcelo Barreto. “A gente consegue atuar, dando conta, com ensino, pesquisa e extensão”, frisa Barreto.

Engenheiro agrônomo do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e ex-secretário municipal de Agricultura, Welington Secundino reforça a importância das pesquisas realizadas pelo Centro Universitário. “O quadro melhorou muito com a instalação do Ceunes, que tem inclusive laboratório para estudo de nematoides”, completa Secundino.

Barreto, que atua na área de doenças de plantas e microbiologia, inclusive em pesquisas de salmonela, recorda que já são 12 anos de efetiva atuação. O Curso de Agronomia era uma reivindicação de três décadas da comunidade regional. Em 1989, o jornal Tribuna do Cricaré já registrava as articulações para que a Universidade Federal do Espírito Santo instalasse em São Mateus um curso superior da área agricultura.

Leia também:   Uma pessoa morre após colisão de moto e carreta na BR-101 no ES

Além do Bacharelado em Agronomia, que reúne regularmente entre 200 e 250 estudantes, conforme ressalta o professor Marcelo Barreto, há também o Mestrado em Agricultura Tropical, que já ostenta mais de 100 teses defendidas.

Fazenda Experimental do Ceunes -Fotos: Altis Imagens/Divulgação

Barreto salienta ainda que há pesquisas em andamento sobre melhoramento e controle de doenças em lavouras de café, pimenta-do-reino, noz macadâmia, mamão, milho, abacaxi e uva, entre outras. Na Fazenda Experimental, as pesquisas incluem também nutrição de plantas e biorremediação, e o uso de drones na agricultura. O laboratório de análises fitossanitárias, que estuda a ação de nematoides em mudas de café e áreas produtivas, por exemplo, atende Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais.

Marcelo Barreto reforça a dedicação e a competência dos demais profissionais que atuam em diferentes áreas para a excelência do Ceunes no segmento agropecuário. Além do Laboratório de Análises Fitopatológicas, o Curso de Agronomia tem à disposição ainda os laboratórios de Desenvolvimento Rural, de Mecanização e Defensivos Agrícolas, de Hidráulica, de Processamento Vegetal e de Projetos. Possui também os Setores Técnicos de Ecologia, de Produção Animal, de Produção Vegetal e de Técnicas de Suporte.

Leia também:   Cães do Corpo de Bombeiros do ES localizam corpo de adolescente no Rio Grande do Sul

Paralelamente, o Ceunes ainda realiza grandes eventos da agricultura capixaba, com a participação de parceiros públicos e privados, como o Simpósio do Café, o Simpósio da Pimenta-do-Reino e a feira do agronegócio Agro+.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here