Por

Claudio Caterinque

No final de semana, o governador Renato Casagrande, cumprindo uma extensa agenda no norte do Estado, comunicou em Jaguaré, na sexta-feira (24), o desmembramento da unidade da Polícia Militar do Município, que foi transformada em 18ª Companhia Independente.

No dia seguinte, sábado (25), o governador inaugurou a quadra de esportes na sede do 13º Batalhão da Polícia Militar e a reforma e ampliação da sede da PM em Guriri, que passou a integrar a área do 13º Batalhão de São Mateus como 2º Pelotão da 1ª Companhia.

Nesta segunda-feira (27), em ato realizado no Palácio Anchieta, em Vitória, o governador assinou o decreto que concretiza a reestruturação organizacional da Polícia Militar do Espírito Santo e do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo. Além de criar as unidades, o decreto oficializa ainda a retomada do Batalhão de Missões Especiais (BME).

A solenidade desta segunda marcou também a progressão de carreira de 83 militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Ainda no sábado, em Guriri, em entrevista à Rede TC de Comunicações, o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus enfatizou que essa reestruturação está sendo planejada pelo governador Renato Casagrande desde o início do governo e que está reconstruindo a segurança pública no Estado.

“É um processo de reconstrução da Polícia Militar que está sendo feito pelo governador Renato Casagrande. Pegamos numa queda de efetivo da nossa polícia de três mil homens e o governador já autorizou três concursos públicos. Estamos completando os nossos quadros, reformando diversas unidades operacionais, e essa daqui, em Guriri, é uma delas. [O Governo do Estado] já autorizou R$ 48 milhões para a compra de viaturas” – disse o coronel.

Segundo ele, a Polícia Militar do Espírito Santo está passando por um grande desafio, que é a reestruturação. “Mas a Polícia Militar é preparada, tem 186 anos, e ao longo da sua história sempre enfrentou grandes desafios. Com a liderança do governador Renato Casagrande, e as concessões que estão sendo feitas, a recuperação de efetivo, compra de viatura, armamento mais moderno, nós enfrentaremos, como estamos enfrentando hoje, a criminalidade com mais eficiência e qualidade” – comentou.

Leia também:   Senado aprova financiamento para prevenir desastres naturais no Estado

 

“Ações vão produzir resultados no enfrentamento à criminalidade”, pontua o governador Casagrande

 

Vitória – Ao assinar o decreto que concretiza a reestruturação organizacional da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), o governador Renato Casagrande afirmou que essas ações têm o objetivo de contribuir para que o Estado possa atingir resultados positivos no enfrentamento à criminalidade.

 

O governador Renato Casagrande concretizou ontem a reestruturação organizacional da Polícia Militar do Espírito Santo e do Corpo de Bombeiros, além da retomada do Batalhão de Missões Especiais (BME) e a promoção de 83 militares.
Foto: Hélio Filho-SecomES/Divulgação

 

“Temos resolvido questões históricas dentro das forças de segurança, como o gargalo que existia, especialmente na PMES com o afunilamento de vagas para o militar avançar na carreira. Em 2014, deixamos a área da segurança pública organizada e a encontramos em 2019 novamente desorganizada e destruída. Recuperamos boa parte das vagas, estamos fazendo investimentos, pois confio nas forças de segurança do Estado e tenho confiança que nossas ações vão produzir resultados no enfrentamento à criminalidade” – pontuou Casagrande.

Já o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, falou sobre a importância da progressão na carreira dos militares. “Hoje é um dia especial e emocionante para esses militares que estão aqui, recebendo suas promoções ao lado das famílias. Com a reestruturação, além de termos um melhor serviço prestado à população de diversas áreas do Estado, tivemos a oportunidade de fazer Justiça com a abertura de mais vagas dentro dos quadros de oficiais” – disse.

 

 

Coronel Caus: “Entregas mostram o compromisso com o presente e o futuro”

 

Comandante-geral da PMES, o coronel Douglas Caus disse que a reestruturação é um ato de planejamento operacional da Polícia Militar discutido de maneira exaustiva. “No primeiro dia de gestão, o governador determinou que a gente focasse no efetivo operacional da PMES, que fazia parte de um quadro da segurança pública desmantelada. Em 2016 tínhamos mais de 10 mil policiais. Lidamos com a descontinuidade de políticas públicas, pois descer as escadas é rápido, já subir é bem mais difícil. Desde então, o Governo investe na realização de concursos, melhoria na estrutura das unidades, bem como na aquisição de viaturas, coletes e munições. Essas entregas mostram o compromisso com o presente e o futuro” – comentou.

Leia também:   Colheita do café conilon começa em 2024 em todo o Estado capixaba

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira, também fez um balanço da reestruturação. “Quando assumimos o Comando, em janeiro de 2019, o governador nos pediu para que o Corpo de Bombeiros prestasse o melhor serviço possível à população. Fizemos um planejamento e os investimentos vieram fortes. Foram investimentos robustos em novas viaturas, postos avançados, Centro de Inteligência da Defesa Civil, que é o mais moderno do País, além da reposição de efetivo com a contratação de mais de 200 novos militares. Tudo isso em menos de quatro anos de gestão. Isso mostra o compromisso do Governo do estado com a sociedade capixaba” – declarou.

 

 

COMO FICA A ÁREA DO 13º BPM COM A REESTRUTURAÇÃO

 

A área do 13º Batalhão da Polícia Militar, com sede em São Mateus, era composta pelos municípios de São Mateus (sede, 1ª Companhia e 4ª Companhia, em Guriri), Conceição da Barra (2ª Companhia), Pedro Canário (3ª Companhia) e Jaguaré (5ª Companhia).

Com a reestruturação, foi criada a 18ª Companhia Independente da Polícia Militar em Jaguaré. Com isso, a área do 13º BPM ficou da seguinte forma: 1ª Companhia, com o 1º Pelotão que abrange os bairros localidades rurais de São Mateus localizadas a oeste do Rio Mariricu, e o 2º Pelotão, que compreende a Ilha de Guriri; 2ª Companhia, em Conceição da Barra; e 3ª Companhia em Pedro Canário.

A 18ª Companhia Independente em Jaguaré terá ainda circunscrição nos municípios de Rio Bananal e Sooretama, que estavam na área do Batalhão de Linhares.

O decreto assinado pelo governador nesta segunda também cria oficialmente a 19ª Companhia Independente da PM em Pinheiros, que atendia ao comando do 2º BPM, com sede em Nova Venécia.

A Companhia recebe para a área de circunscrição os municípios de Boa Esperança, Montanha, Mucurici e Ponto Belo, que também integravam a área do Batalhão de Nova Venécia.

Leia também:   Governo do Estado oferta mais de 9 mil vagas no programa Qualificar ES

 

OUTRAS MUDANÇAS

Ainda na estrutura da Corporação, o Comando de Polícia Ostensiva Metropolitano (CPOM) passa a ser dividido em duas unidades, uma responsável pelo comando do policiamento em Vitória e Serra, outra abrangendo os municípios de Cariacica, Vila Velha, Viana e Guarapari. Já a Companhia Independente de Missões com Cães será elevada ao patamar de Batalhão de Ações com Cães (BAC).

No Corpo de Bombeiros, novas unidades também foram criadas, como o Centro de Inteligência de Defesa Civil (Cidec), o Centro Especializado de Resposta à Desastres (CERD), a 4ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, localizada no município de Vila Velha, e a 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, no município da Serra.

O novo decreto ainda altera a nomenclatura dos Comandos de Policiamento Ostensivo (CPOs), importantes unidades da PMES. Antes divididos em Metropolitano, Norte, Sul, Noroeste e Serrano, eles passam a ser Comandos de Polícia Ostensiva Regional, sendo o 1º responsável pelos territórios de Vitória e Serra, o 2º pela região norte do Estado, 3º pelo Sul, 4º pelo Noroeste, 5º pelo Sul e 6º pelos municípios de Vila Velha, Cariacica, Viana e Guarapari.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Polícia Militar do Espírito Santo.

 

 

CONCURSOS AUTORIZADOS

 

Vitória – Ainda dentro das ações de reestruturação das forças de segurança, dentro das diretrizes do programa Estado Presente em Defesa da Vida, estão os concursos públicos já autorizados pelo Governo do Estado. Já estão em andamento, na parte administrativa e de contratação de banca, os certames da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.

Conforme destaca o Governo do Estado, na Polícia Militar serão 671 vagas, sendo 560 praças combatentes; 20 oficiais médicos; 20 oficiais dentistas; 5 oficiais farmacêuticos/bioquímicos; 2 oficiais médicos veterinários; 10 oficiais enfermeiros; 30 praças especialistas da saúde; 2 oficiais músicos e 22 praças músicos.

No Corpo de Bombeiros serão contratados 80 soldados e na Polícia Civil são mais 40 vagas para delegado de polícia.

 

Foto do destaque: Claudio Caterinque/TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here