O governador eleito Renato Casagrande anunciou nesta quarta-feira (21) mais três nomes para o primeiro escalão do Governo. O engenheiro civil Fábio Damasceno assumirá em janeiro a Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas. O delegado federal Luiz Carlos Cruz vai para Secretaria Estadual de Justiça. Já a advogada Nara Borgo foi designada para a Secretaria de Direitos Humanos. Casagrande também adiantou o nome de Luiz César Mareto Coura para a direção do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que responderá também pelo Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes).

Casagrande já havia anunciado oito nomes para o secretariado. Os anúncios aconteceram nos dias 31 de outubro, 8 e 13 de novembro: David Diniz para a Casa Civil, a jornalista Flávia Mignone para a Secretaria de Comunicação, Álvaro Rogério Duboc Fajardo para a Economia e Planejamento, Rogelio Pegoretti Caetano Amorim para a Fazenda, Roberto Sá para a Segurança Pública, Tyago Hoffmann para a Secretaria de Governo, Vitor de Angelo para a Educação e Rodrigo de Paula para a Procuradoria-Geral do Estado. Outro anunciado foi Luiz Paulo Vellozo Lucas para presidir o Instituto Jones dos Santos Neves.

Leia também:   Espírito Santo envia segunda equipe de bombeiros para o Rio Grande do Sul

Anunciado nesta quarta-feira (21), Fábio Damasceno é engenheiro civil, com especialização e mestrado em Transporte e pós-graduação em Administração Pública e Gestão de Cidades. Trabalhou na Companhia de Engenharia e Tráfego de São Paulo, foi diretor de Transporte do DER-ES, secretário de Transporte e Infraestrutura Urbana de Vitória, secretário de Transporte e Obras Públicas na gestão de Casagrande como governador e secretário de Mobilidade do Distrito Federal. O governador eleitor salienta que a secretaria de Transporte e Obras Públicas terá um papel de planejamento, sobretudo em projetos de mobilidade urbana.

O delegado federal Luiz Carlos Cruz é formado em Direito e em Ciências Náuticas. Ele foi chefe da delegacia de Polícia Marítima, presidente da Comissão Nacional de Segurança Pública de Portos, Terminais e Vias Navegáveis e diretor de Operações da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Rio de Janeiro. O governador eleito Casagrande frisa que a pasta é um desafio porque aponta que o Espírito Santo tem 8.500 detentos a mais que o sistema prisional comporta. Dessa forma, entende que será necessário um plano de contingência para evitar uma situação mais delicada em termos de insegurança para a população capixaba.

Leia também:   Espírito Santo envia segunda equipe de bombeiros para o Rio Grande do Sul

Nara Borgo é advogada e professora universitária, mestre em Direito e especialista em Direito Penal e Econômico, tendo já exercido a vice-presidência estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) e a Secretaria de Direitos Humanos de Vitória. Casagrande salienta que a Secretaria de Direitos Humanos terá um papel importante no programa Estado Presente, trabalhando em conjunto com as secretarias de Justiça e Segurança Pública. Ele salienta que a pasta coordena políticas especificas como vinculadas aos jovens e aos afrodescendentes. Anunciado para a direção-geral do DER, Luiz César Mareto Coura não esteve presente na apresentação dos nomes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here