“Deus me escolheu para servir”. A declaração é do diácono Edson Delfino, 34 anos, que será ordenado padre sábado (10), às 16h, no Parque de Exposições Alpheu Sossai, em Jaguaré. O quarto sacerdote diocesano fruto da Paróquia São Cipriano receberá o sacerdócio pela imposição das mãos do bispo Dom Paulo Bosi Dal’Bó, numa cerimônia que tem a confirmação de caravanas das 25 paróquias da Diocese de São Mateus.

O diácono Edson fez retiro espiritual semana passada em Vila Fátíma, em Florianópolis (SC). Foto: Divulgação

Edson Delfino disse que a perspectiva é da presença de aproximadamente 4.000 pessoas, incluindo padres e seminaristas da Diocese de São Mateus e de outras dioceses do Espírito Santo. Haverá janta após a celebração para todos os presentes.


Neste momento que antecede a ordenação como padre, o diácono Edson disse que faz uma revisão de toda a caminhada dele na Igreja. Foto: Divulgação

Filho do lavrador Antônio Delfino e da cuidadora de pessoa idosa Eliza Lima Delfino, Edson tem dois irmãos, Everaldo e Evaneide. Iniciou a trajetória religiosa na Comunidade da Matriz, em Jaguaré. Membro ativo, o diácono lembra que foi ministro da Eucaristia, mensageiro, além de integrar a Pastoral da Juventude e o movimento da Renovação Carismática Católica (RCC).

Edson entende que a vivência em comunidade despertou a vocação, sendo que aos 25 anos teve a decisão de ser padre. Foram mais de oito anos de formação, passando pelos cursos superiores de Filosofia e Teologia. Neste período como seminarista, também trabalhou na Pastoral Carcerária, na Grande Vitória, ampliando a experiência social.

Ordenado diácono em maio deste ano, Edson continuou servindo a Paróquia São Mateus, onde fez o estágio. Neste momento que se aproxima da ordenação sacerdotal, após passar por um retiro de uma semana em Vila Fátima, em Florianópolis (SC), ele tem uma mistura de sentimentos. Feliz, o diácono salienta que faz uma espécie de revisão de toda a caminhada na Igreja, além de estar com o coração agradecido por chegar ao sacerdócio. “Muito grato a Deus porque é Ele que nos escolhe”, reforçou.

Edson escolheu como tema do ministério Aquele que vos criou é fiel, e é ele que agirá (1Ts, 5,24). Ele disse à Rede TC que exercerá o sacerdócio “a serviço daquilo que é o projeto do reino de Deus, a evangelização”. Ele pretende atuar fazendo a vontade de Deus, “realizando por meio do ministério o serviço ao povo”.

LEIA TAMBÉM:  Dom Paulo empossa novo  administrador da Paróquia Santo Antônio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here