O Espírito Santo inicia o ano de 2020 com uma boa notícia: o número de notificações de novos casos de HIV/Aids caiu em relação aos anos anteriores. A preocupação da Secretaria da Saúde (Sesa) agora é conscientizar a população sobre a importância do uso de preservativos nas relações sexuais, e manter esse índice de queda evitando a transmissão das chamadas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), principalmente no período de Carnaval.

Foto: Reprodução

Em 2018, foram notificados 1.068 casos novos de HIV. Já em 2017, foram registrados 1.255 novos casos da doença, e em 2016 houve o registro de 1.190 novos casos, de acordo com os dados do Boletim 34/2019 da Análise Epidemiológica do HIV/Aids no Espírito Santo, referente aos números registrados até dezembro de 2018.

Para manter essa redução, nas últimas semanas a Coordenação do Programa Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids fez a distribuição de 3 milhões de preservativos adquiridos com recursos próprios da Sesa. Outros 980 mil preservativos, enviados pelo Ministério da Saúde na última semana para o Carnaval, serão entregues em todos os municípios do Estado até sexta-feira (14).

Dados do Boletim 34/2019 também mostram que o Espírito Santo possui um total de 12.210 pessoas que vivem com HIV/Aids sendo tratadas com antirretrovirais nos 26 Serviços de Atendimento Especializado em AIDS (SAE), com uma média de 1.200 novos casos por ano.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids, Sandra Fagundes Moreira da Silva, o uso de preservativos em todas as relações sexuais, torna-se um método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DSTs, principalmente da sífilis, e em especial do vírus da Aids. “Infelizmente muitas pessoas acabam se infectando, pois ficam no risco sexual sempre”, lamentou a coordenadora.

Ações no Carnaval capixaba

Nos dias de festa, quando muitos pensam só em diversão, também é preciso ficar atento aos cuidados com a saúde e se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis.

Durante o Carnaval de Vitória, que acontece sexta-feira (14) e sábado (15), a Sesa irá trabalhar em parceria com a Prefeitura de Vitória na distribuição de preservativos e folders informativos no Sambão do Povo, na Capital. E contará também com a parceria de ONG na campanha da prevenção, com distribuição de preservativos durante o carnaval. Além da distribuição no local, os preservativos masculino e feminino são distribuídos gratuitamente em todas as unidades de saúde do Estado.

Ministério da Saúde lança campanha de prevenção às ISTs

Diferente das campanhas veiculadas em anos anteriores, em que o foco era a prevenção do HIV/Aids, neste ano, a campanha lançada no último sábado (08) pelo Ministério da Saúde, apresenta um conceito voltado para a prevenção de todas as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o objetivo da campanha deste ano é propor uma mudança de comportamento entre os jovens quanto ao uso do preservativo para evitar doenças como sífilis, herpes genital, hepatites virais, gonorreia e HPV.

De acordo com o ministro, o cenário brasileiro mostra que o comportamento de risco vem impedindo o país de avançar no combate às ISTs.

As infecções transmitidas por relação sexual são causadas por dezenas de vírus e bactérias durante o contato sexual, sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada. Por isso, a importância de reforçar constantemente a necessidade de proteção, incentivando o uso de camisinha, principalmente durante o Carnaval.

As ISTs aumentam em até 18 vezes a chance de infecção pelo HIV/Aids. Isso porque as infecções sexualmente transmissíveis geralmente causam lesões nos órgãos genitais, o que aumenta a vulnerabilidade para a pessoa adquirir o HIV, por meio do contato com secreções e sangue. Sem contar que as ISTs, como sífilis, gonorreia e clamídia, por exemplo, podem causar malformações de feto e, inclusive levar ao óbito, entre outras complicações.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Sesa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here