Com o objetivo de impulsionar ainda mais o empreendedorismo no norte do Estado, o Bússola Hub lança nesta terça-feira (16) o edital do Programa Bússola for Startups, que visa pré-acelerar ou acelerar startups. O lançamento, às 19h na sede do hub de inovação, terá a presença do fundador da Buskar.me, Guilherme Longo, que falará sobre como desenvolver uma ideia de negócio e validá-la. A entrada é gratuita.

Gerente de Inovação do Bússola Hub, Tiago da Cruz Pimenta destaca que a plataforma é uma das 10 contempladas no Programa de Fortalecimento dos Ambientes Promotores da Inovação, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCI) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e se destaca como um importante promotor de inovação no cenário Norte Capixaba.

O Bússola Hub está instalado em São Mateus desde dezembro de 2021.
Foto: Wellington Prado/TC Digital

Conforme disse, por meio do Programa Bússola for Startups, o hub visa capacitar, estruturar e desenvolver startups, fornecendo-lhes as ferramentas e suporte necessários para alcançar o sucesso no mercado.

“A perspectiva nossa é que a gente consiga difundir esse programa de aceleração de startups e que a gente consiga mobilizar participantes. É importante para a região e reafirma o nosso compromisso de impulsionar o empreendedorismo de inovação na região.

 

Edital selecionará 56 startups

O gerente de Inovação do Bússola Hub, Tiago da Cruz Pimenta, afirma que a participação no Programa Bússola for Startups é mediante processo de seleção, por meio de edital que será lançado nesta terça. “A gente vai selecionar 40 startups para pré-aceleração e 16 para aceleração”.

Tiago explica que a pré-aceleração é o desenvolvimento inicial de startups, com objetivo de alcançar o denominado product/solution fit, que permitirá a geração de um produto mínimo viável (MVP).

Gerente de Inovação do Bússola Hub, Tiago da Cruz Pimenta destaca que a participação no Programa Bússola for Startups é mediante processo de seleção.
Foto: Divulgação

“O período de atendimento será de até 12 meses, durante os quais as startups receberão orientação e suporte para aprimorar suas ideias e transformá-las em soluções viáveis”, detalha.

Já na aceleração, o gerente frisa que a startup já tem um produto, que muitas vezes está com o CNPJ ativo. “A partir disso a gente vai acelerar ela, vai chegar ao ponto de começar a vender realmente o produto dela no mercado”, explica.

Para participar, cada startup deverá ter no mínimo duas pessoas. Os interessados deverão prioritariamente escolher a vertente entre aquelas apresentadas pelo programa, que são produtos de soluções para problemas na indústria, agronegócio, construção civil, serviços de engenharia, arquitetura e urbanismo, artesanato, design, minerais não metálicos, tecnologia de informação e comunicação, saúde e metal mecânica.

 

BÚSSOLA HUB

O Bússola Hub é um espaço de inovação situado em São Mateus que tem como propósito transformar o ambiente de negócios da região por meio da inovação. Tiago relata que o Bússola existe desde dezembro de 2021 e conecta pessoas interessadas em gerar impacto na cultura e economia local, fornecendo um ambiente preparado para projetos e negócios inovadores.

Erasmo Xavier de Brito é o presidente do Bússola Hub, que tem ainda na diretoria o vice-presidente Flávio Aguilar, a diretora financeira Claudiani Zanni, o diretor de Educação Cristiano Tavares e a diretora administrativa Victória Ribeiro.

Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here