Com mais períodos chuvosos neste ano em relação ao ano anterior, o Corpo de Bombeiros registrou queda nos atendimentos para combater focos de incêndio em São Mateus em 2023. Conforme relatório do Departamento de Gestão de Atendimento a Emergências do Corpo de Bombeiros, de janeiro a setembro de 2022 foram realizados 158 atendimentos. No mesmo período deste ano, os registros caíram para 112, uma redução de 29%.

Os dados constam do sistema de extrato de atendimentos de incêndio em vegetação realizados pelo Corpo de Bombeiros por município. As maiores quedas foram registradas nos meses de agosto e setembro, que tiveram chuvas acima da média no Município. O número de atendimentos realizado pelo Corpo de Bombeiros nesses dois meses caiu mais da metade neste ano em relação ao mesmo período no ano anterior.

No passado, foram 41 atendimentos em agosto e 49 em setembro. Nos mesmos meses de 2023 foram, respectivamente, 17 e 18 atendimentos.

 

INCÊNDIOS

O Corpo de Bombeiros ressalta que as queimadas são proibidas entre maio e outubro por serem meses em que predomina a estiagem. “Uma queima irregular pode provocar grandes incêndios, resultando em danos à fauna e à flora, perda de bens materiais, transtornos produzidos pela fumaça, acidentes, e até perdas de vidas humanas” – enfatiza a corporação.

O Corpo de Bombeiros ressalta que as queimadas são proibidas entre maio e outubro por serem meses em que predomina a estiagem.
Foto: Arquivo TC Digital

E o principal motivo dos incêndios florestais é a queima de lixo e o uso do fogo para limpeza de terrenos, conforme o Corpo de Bombeiros. “Essas queimas são permitidas em algumas épocas do ano e devem ser realizadas de forma planejada, controlada e com a autorização de um órgão competente. As queimadas ilegais resultam em multa e também pena criminal que pode chegar a 4 anos de detenção, sanções que podem ser agravadas pelos danos provocados à fauna pelas consequências do incêndio e o local em que ele ocorreu” – frisa.

 

Como prevenir incêndios em vegetação

Para prevenir incêndios de grandes proporções, o Corpo de Bombeiros orienta construir e manter aceiros limpos nos limites das propriedades, no entorno das florestais, áreas de preservação permanente e reserva legal e em locais de risco de incêndios florestais, além de monitorar essas áreas e restringir o acesso.

“Outra dica é implantar sinalização contra o fogo, acompanhar as condições meteorológicas, criar relacionamento com órgãos públicos, empresas agrícolas que atuam na região e propriedades vizinhas para formação de rede de parceiros que possam contribuir nas ações tanto preventivas como de resposta e combate aos incêndios florestais e treinar anualmente uma equipe para combate ao fogo na propriedade, com equipamentos adequados” – orienta.

 

O que fazer no caso de incêndio?

De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao verificar um foco de incêndio, é primordial avisar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou contatar a Defesa Civil municipal e também os vizinhos.

“Ao contatar os órgãos de emergência é preciso manter a calma, informar a localização precisa da ocorrência e, se possível, fornecer as coordenadas geográficas do local do incêndio, respondendo com calma às perguntas do atendente. É importante deixar algum tipo de contato” – enfatiza.

“É aconselhado enfrentar um incêndio somente no caso de pessoas que tenham treinamento, preparo e equipamentos adequados. Nunca tente combater um incêndio florestal sozinho” – complementa.

 

DICAS IMPORTANTES

. Não usar o fogo como agente de limpeza e para queimar resíduos de poda e lixo.

. Evite acender fogueiras e velas próximo de matas.

. Cigarros e fósforos devem ser apagados e descartados em locais apropriados.

. A soltura de balões pode provocar acidentes e incêndios. Soltar balões é crime ambiental.

. Use o fogo somente com autorização do IDAF.

. Caso a propriedade receba visitantes, avalie suspender a visitação em dias de risco alto de incêndio.

. Denuncie soltura e fabricação de balões, queimadas irregulares e incêndios florestais.

 

Fonte: Corpo de Bombeiros do Espírito Santo.

 

 

 

 

Foto do destaque: TC Digital

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here