No recorte da pesquisa para a presidência da República, o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), lidera no norte e no sul, mas fica tecnicamente empatado com o ex-presidente Lula (PT) na Grande Vitória na estimulada. A pesquisa foi contratada pela Associação dos Diários do Interior do Espírito Santo (ADI-ES) ao Instituto Ipopes que definiu as divisões regionais do Estado para o levantamento.

No norte, Bolsonaro aparece com 40,54% das intenções de voto. Lula tem 31,98%, Ciro Gomes (PDT) 4,50% e Simone Tebet (MDB) 1,35%. O candidato Bolsonaro também lidera nas intenções de voto no sul com 46,31% contra 34,90% de Lula. Ciro Gomes tem 4,03% e Soraya Thronicke 1,34%.

Já na Grande Vitória –com os municípios de Serra, Vitória, Vila Velha, Viana e Cariacica—, Bolsonaro e Lula ficam tecnicamente empatados, com o petista à frente, com 39,73% e o atual presidente em segundo com 38,36%. A margem de erro da pesquisa é de 2,76%.

Os indecisos são 14,41% (norte), 8,56% (Grande Vitória) e 8,05% (sul). Branco e nulos somam 6,76% (norte), 4,79% (Grande Vitória) e 4,70% (sul).

Leia também:   Bolsonaro deve ter alta na próxima sexta, após 13 dias internado com erisipela

Os demais candidatos à presidência somaram menos de 1% ou não pontuaram.

 

EVANGÉLICOS, JOVENS E CLASSES

Entre os evangélicos, Bolsonaro aparece com 51,96% das intenções de voto. Lula aparece em segundo com 28,46%. Já entre os jovens, Lula lidera com 40,89% e Bolsonaro fica com 30,67%. Entre os entrevistados da classe média, 44,74% optaram por Bolsonaro, enquanto 28,95% escolheram Lula. Na classe baixa, Lula novamente toma a dianteira com 44,28% das intenções de votos contra 32,36% de Bolsonaro.

 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

A pesquisa eleitoral foi contratada pela Associação dos Diários do Interior do Espírito Santo (ADI-ES) junto ao Instituto Ipopes, com custo de R$ 25.000,00. O estatístico responsável é Márcio Bartolomeu Azevedo da Costa (Conre 9327). Registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) com o número de identificação 02056/2022, a pesquisa foi realizada entre os dias 19 a 23 de agosto.

Foram 1.260 entrevistas distribuídas por 36 cidades de norte a sul do Espírito Santo. A metodologia de pesquisa levou em consideração amostras de proporcionalidades habitacionais e ponderações quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado. O intervalo de confiança é de 95% e margem de erro estimada é de 2,76% para mais ou para menos.

Leia também:   Bolsonaro deve ter alta na próxima sexta, após 13 dias internado com erisipela

Divulgam esta pesquisa da data de hoje os seguintes veículos de comunicação: jornais Tribuna do Cricaré (São Mateus), A Notícia (Nova Venécia), Hoje Notícias (São Gabriel da Palha), Correio do Estado (Linhares), Espírito Santo de Fato (Cachoeiro de Itapemirim), Tempo Novo (Serra) e A Notícia do Caparaó (Iúna).

Da mesma forma, a pesquisa está sendo publicada nos seguintes portais de notícias: Aquinotícias.com e jornalfato.com.br (ambos de Cachoeiro de Itapemirim), portal A Notícia (Iúna), ES1.com.br (São Gabriel da Palha), portaltemponovo.com.br (Serra), portal redenoticia.es (Nova Venécia), site CE Notícias (Linhares) e TC Online (São Mateus).

 

Foto do destaque: Roberto Stuckert Filho/PR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here