A Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES) recebeu uma doação de 792 exemplares de mangás, os quadrinhos típicos do Japão, de gêneros variados, com o objetivo de estimular e aumentar o interesse dos usuários da biblioteca pela cultura japonesa. A ação é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult); a Fundação Japão, órgão ligado ao Ministério de Relações Exteriores japonês; e o Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro.

Nesta terça-feira (08), uma comitiva do Consulado japonês esteve no Estado para acompanhar a entrega dos exemplares que farão parte do acervo da BPES. Eles foram recebidos pelo governador do Estado, Renato Casagrande, no Palácio Anchieta, em Vitória. Participaram do encontro, o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha; o cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, Ken Hashiba; e o representante da Fundação Japão em São Paulo, Masaru Susaki.

O objetivo deste projeto de doação de livros em formato mangá é tornar a cultura japonesa disponível para mais pessoas no Brasil. Os interessados em conhecer os títulos podem visitar a Biblioteca Pública e mergulhar no universo dos mangás. Os livros ficarão disponíveis para leitura somente nas instalações da BPES.

Leia também:   Governo do Estado oferta mais de 9 mil vagas no programa Qualificar ES

“Estamos recebendo um acervo importante da cultura japonesa. Os brasileiros têm muita admiração pelos japoneses e sua cultura milenar. Um povo que enfrentou muitas dificuldades na história e sempre venceram com muita elegância, educação, cultura e respeito. Valorizam o ambiente familiar e respeitam a natureza. Quando recebemos esses mangás, nós damos oportunidade aos descendentes de japoneses e aos jovens capixabas de desfrutar um pouco mais da cultura japonesa, estreitando ainda mais nossa relação. Que essa parceria que estamos consolidando hoje se estenda para outras áreas”, afirmou o governador Renato Casagrande.

O secretário da Cultura lembrou que essa é a terceira vez que uma comitiva do Consulado japonês vem ao Estado em viagens que inclui a visitação a diversos espaços culturais. “A partir disso, temos estruturado outras parcerias que visam aproximar os dois países. Agora, a Biblioteca Pública passa a ter um setor exclusivo dedicado aos mangás com títulos diversos. De uma forma geral, os mangás estimulam a leitura para o público jovem, além de aproximar a cultura oriental com a ocidental. Para além dessa parceria, temos conversado sobre a itinerância de exposições de arte”, completou Fabricio Noronha.

Leia também:   Senado aprova financiamento para prevenir desastres naturais no Estado

Masaru Susaki explicou que a Fundação Japão tem o objetivo de firmar relações e vínculos com administrações do mundo todo a fim de levar a cultura japonesa para outros países, como uma espécie de intercâmbio artístico. “Introduzimos nossa cultura para os brasileiros por meio das artes cênicas, música, literatura, exposições de arte tradicionais e contemporâneas e os mangás. Apenas oito bibliotecas estatais no Brasil contam com este acervo de títulos”, disse.

A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, participou da solenidade e enalteceu esse processo de troca entre culturas diferentes que resulta em afinidades e aproximação entre as diversas sociedades e nações. “O Espírito Santo é essa terra acolhedora e quando temos oportunidade de estar próximos a uma cultura diferente, como a japonesa, percebemos que isso faz bem aos nossos jovens. O Japão é um exemplo de força de vontade e nós, do Governo do Espírito Santo, agradecemos as doações e toda bagagem que será repassada”, discursou.

A gerente do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Marcelle Queiroz, declarou que a biblioteca fica muito honrada em receber uma doação de títulos tão diversos. “Os mangás são destinados para públicos de todos os gostos e idades. Ficamos muito felizes com essa doação e com a expectativa de atrair um público cativo desse tipo de acervo, de leitores de HQ e mangás”, observou.

Leia também:   Colheita do café conilon começa em 2024 em todo o Estado capixaba

Serviço:
Biblioteca Pública do Espírito Santo
Endereço: Avenida João Batista Parra, 165, bairro Praia do Suá – Vitória
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

 

Foto do destaque: Hélio Filho/Secom-GovernoES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here