Por

Claudio Caterinque

Repórter

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES) faz nesta sexta-feira (19) o lançamento da indicação geográfica do beiju do Sapê do Norte, iguaria feita de farinha de mandioca e produzida em territórios quilombolas de São Mateus e Conceição da Barra.

“Queremos garantir aos quilombolas o reconhecimento de que essa é uma produção característica do Sapê do Norte, agregando valor ao que é produzido nas casas de farinha e beiju dessa região. Este lançamento é mais um passo rumo à certificação desta IG junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)” – destaca a gerente regional do Sebrae-ES, Clébia Pettene.

O lançamento acontece às 10h, no cerimonial BeHappy, em São Mateus, com a presença de donos de quitungos –casas de farinha– e produção de beijus.

 

IG

As indicações geográficas (IG) são ferramentas coletivas de valorização de produtos tradicionais vinculados a determinados territórios. Elas possuem duas funções principais: agregar valor ao produto e proteger a região produtora.

Leia também:   Espírito Santo é o maior produtor e exportador de mamão do Brasil

O registro de indicação geográfica é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado.

 

SAPÊ DO NORTE

O território do Sapê do Norte é formado pelos municípios de Conceição da Barra e São Mateus e constituído por cerca de 1.200 famílias quilombolas, segundo dados do governo federal. No território são produzidos, além da mandioca, milho, feijão, melancia, abóbora, quiabo, maxixe, coco, manga, jaca, cajá, banana e outras culturas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here