O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deslocou uma equipe para presidir uma reunião nesta quarta-feira (19) em Conceição da Barra para discutir soluções para os resíduos de óleo encontrados em praias do litoral norte do Espírito Santo.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de São Mateus, Antônio Ricardo Cassa Louzada, além de uma equipe mateense, também participam da reunião representantes da Marinha do Brasil, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), do ICMBio, e da Secretária de Meio Ambiente de Conceição da Barra.

Na manhã desta quarta, uma equipe da Seama deve acompanhar os trabalhos de coleta de resíduos na praia de Guriri, segundo Ricardo. Ele explica que é possível ainda encontrar alguns vestígios do material entre a areia em alguns pontos de maior movimento de banhistas. Depois da vistoria, as esquipes devem seguir para a reunião em Conceição da Barra.

O convite do Ibama afirma que a reunião tem o objetivo de alinhar ações e, conforme o tratado na reunião, realizar novas vistorias em possíveis áreas afetadas.

Leia também:   Festival do pescado e frutos do mar começa no dia 3 de maio em Barra Nova norte

 

ÓLEO EM GURIRI

Ricardo Louzada destaca que as equipes continuam atuando em todo o litoral mateense. No entanto, afirma que o material recolhido são fragmentos que já estão depositados nas praias. “A nossa equipe tem feito a coleta, mas observamos que não tem chegado mais óleo na praia. Não apareceram fragmentos novos” – reforça.

De acordo com ele, a coleta realizada nesta terça-feira (18) em Uruçuquara, Barra Nova e Barra Seca, não teve um quantitativo significativo de material.

Frisa também que ainda não recebeu o resultado da análise dos fragmentos coletados em Guriri pela Marinha do Brasil. O objetivo da análise é identificar a origem do óleo.

Foto do destaque: SMA-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here