Constantes atrasos nas linhas e ônibus sucateados voltaram a ser alvo de críticas de usuários mateenses. Nesta semana, duas leitoras entraram em contato com a Reportagem para afirmar que a Viação São Gabriel, empresa detentora da concessão do transporte urbano público em São Mateus, vem demonstrando não se preocupar com a segurança dos usuários.
De acordo com as reclamações recebidas, há relatos de atrasos constantes, além de ônibus quebrados quase que diariamente. A pedido de três usuárias que enviaram as reclamações para a Reportagem, os nomes delas não constam nesta matéria.
A Reportagem recebeu relatos de estudantes do Ceunes informando os mesmos problemas, ou seja, ônibus quebrados, atrasos nas linhas e o não cumprimento do itinerário.
“Já perdemos as contas de quantas vezes por mês o ônibus quebra com gente dentro. Isso quando o ônibus não passa no ponto no horário certo, ou quando passa o motorista não para porquê [o veículo] está lotado”, disse uma estudante do Ceunes que reside em Guriri. “É uma situação muito complicada”, conclui.
MAIS DE UMA HORA NO PONTO
São Mateus – Exemplo recente dos transtornos foi relatado à Reportagem por uma moradora do Bairro Cohab que utiliza o transporte público regularmente para se deslocar de casa para o trabalho e vice-versa. Ela disse que certa noite, quando saía do trabalho para casa, esperou o ônibus por 1h15, tempo quase suficiente para a passagem de três horários, visto que o itinerário informado pela empresa para a Cohab prevê veículo a cada 20 minutos.
“Saio do trabalho por volta das 19h. Tem um ponto de ônibus próximo e costumo embarcar no circular por volta de 19h25, 19h30. Neste dia, uma terça-feira, o ônibus não passou nesse horário, nem no próximo. Esperei por volta de 1h15” – reforça.
Ela detalha que o ponto onde costuma pegar o ônibus não tem cobertura nem local para sentar. “Depois do trabalho, esperar tanto tempo em pé é um absurdo. Sem contar a exposição. Tanto tempo parada no mesmo lugar é perigoso” – frisa, afirmando que a empresa, no mínimo, deveria prezar pela segurança dos usuários.
ATRASO PARA CHEGAR AO TRABALHO
Uma moradora de Guriri que trabalha no centro de São Mateus relata que a rotina fica comprometida por não conseguir cumprir pontualmente o horário de chegada ao serviço devido aos atrasos constantes dos ônibus.
“O problema que eu passo todo dia é com o atraso dos ônibus saindo de Guriri. Deveria pegar o ônibus as 8h da manhã, porém, ele nunca sai no horário, está sempre atrasado” – frisa.
Ela acredita que um dos motivos para os atrasos é o fato do motorista também desempenhar a função de cobrador de passagens. “Ele não chega no ponto final [saída em Guriri] na hora certa. O trajeto até o Centro é de uma hora. É muito demorado nas paradas porque o motorista faz a função do cobrador” – detalha.
Ela entende que o trajeto de Guriri ao Centro tem outro agravante pelo fato de os ônibus estarem sempre lotados em quase todos os horários de pico, pela manhã e entre tarde/noite. Além disso, afirma que os constantes engarrafamentos e imprevistos com ônibus quebrados também contribuem.
“Na minha opinião, o principal erro deles [da Viação São Gabriel] é ter dispensado o cobrador. Deveriam colocar reforços. Todo mundo vê que os ônibus não estão dando conta. É muita gente”.
Outro relato da usuária é sobre o trajeto Centro-Guriri. De acordo com ela, o horário das 17h só está disponível para usuários que embarcam no ponto defronte ao monumento Igreja Velha, que é o ponto inicial, ou próximo ao Mercado Municipal. “Depois desses pontos, o motorista não para porque não cabe mais ninguém. Só para na Pedra D’Água quando as pessoas começam a desembarcar” – relata.
De acordo com ela, no início desta semana, na segunda-feira (22), o ônibus que deveria sair do ponto final em Guriri às 8h estava quebrado e o que deveria sair às 8h20 ficou parado já que o motorista estava ajudando o colega do carro das 8h a concertar o veículo.
“Quem estava esperando o ônibus das 8h e de 8h20 teve que pegar o Expresso, que sai de Guriri as 8h30. Imagine a quantidade de pessoas em um ônibus só. Impossível comportar”.
VIAÇÃO SÃO GABRIEL
Mais uma vez, as tentativas de oportunizar a Viação São Gabriel a dar um posicionamento não foram bem-sucedidas porque o responsável na empresa não atende as ligações e nem encaminha resposta. Em várias situações em que a Reportagem recepcionou as reclamações de usuários, raramente a Viação São Gabriel prestou qualquer tipo de informação.
PREFEITURA
São Mateus – O setor de fiscalização da Prefeitura de São Mateus aponta que tem notificado a concessionária constantemente sobre as reclamações dos usuários.
O responsável pelo setor, João Adir, afirmou que em junho deste ano foi emitida uma notificação em decorrência da falta de manutenção nos ônibus e outras situações.
A Prefeitura orienta os usuários a registrarem as reclamações ou sugestões junto à ouvidoria através do site da Prefeitura de São Mateus ou na Secretaria de Obras, infraestrutura e Transporte.
Foto do destaque: Divulgação
SINCERAMENTE DEVERIÁMOS DENUNCIAR AO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL POIS NINGUÉM RESOLVE SEXTA FEIRA PASSADA PEGUEI A LINHA LITORÂNEO AVIAÇÃO ÁS 17:50 E TIVE QUE PAGAR PASSAGEM EM DINHEIRO POIS A CATRACA ELETRÔNICA DEU PROBLEMA! UMA PERGUNTA COMO UMA EMPRESA DESSA CONSEGUE TANTO CERTIFICADO DE ISO? SENDO QUENÃO PRESTA UM SERVIÇO DE QUALIDADE ÔNIBUS SUJOS! FORA O RISCO QUE CORREMOS DE SOFRER UM ACIDENTE E DEUS NOS LIVRE DE ALGUÉM VIR A ÓBITO PORQUE SE A EMPRESA NÃO TEM CONDIÇÃOD E COMPRAR CARRO ZERADO TERÁ DINHEIRO PRA INDENIZAR A FAMILIA DA VITIMA? FORA QUE TODOS OS CARROS QUE ELES COMPRAM SÃO USADO E PINTAM PARA DIZER QUE É NOVO!