Ilanna da Costa Welffgranscer, de 5 anos, do Bairro Vila Nova, Lara Nascimento Chaves, 3 anos, moradora no Bairro de Fátima (Ideal), e Lucas Daniel Alves dos Santos, de 2 anos, do Litorâneo, receberam nesta quarta-feira (23), em solenidade no auditório do Saae, os prêmios referentes ao primeiro, segundo e terceiro lugares do Concurso Primeira Infância com Arte (Piarte) em São Mateus. Ilanna levou para casa uma bicicleta, Lara, um patinete, e Lucas Daniel, um jogo de blocos de montar.

O desenho feito por Ilanna será ainda reproduzido num muro, que deverá ser selecionado pelo prefeito Daniel Santana e pela secretária municipal de Assistência Social, Marinalva Broedel. O concurso tem âmbito estadual, e foi criado e coordenado pela Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social e implementado em parceria com as secretarias municipais. É desenvolvido dentro do programa federal Criança Feliz.

 

 

Para Marinalva Broedel, dar voz a essas crianças ainda na primeira infância é responsabilidade do Município: “É de extrema importância saber que nossos usuários estão integrados como núcleos familiares. O usuário é o verdadeiro porta-voz da realidade em que vive, é fundamental enxergar o contexto em que está inserido”.

Leia também:   Ceunes abre inscrições para o curso de mestrado profissional em Saúde Coletiva no dia 13 de maio

Um dos pilares do Criança Feliz são as visitadoras e visitadores, profissionais contratados pela Secretaria de Assistência Social especificamente para o Programa.

 

MÊS DA INFÂNCIA

Gerente de Capacitação, Articulação e Mobilização da Setades, Eliete Rodrigues de Souza destaca os desdobramentos dessas ações que dão voz às crianças.

“A produção disponibilizada por esses concursos servirá de base para um plano estadual que, por sua vez, deverá embasar os planos municipais voltados para a primeira infância. Vai começar um grande movimento onde, por exemplo, o mês de agosto será o Mês da Infância. As visitadoras são o prefeito e a secretária entrando nas casas das pessoas e isso permite trazer as necessidades daquelas pessoas, especialmente das crianças, até o poder público. E que São Mateus continue voando, como vem voando, em suas iniciativas de assistência social” – disse a gerente.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here