Uma equipe de arqueólogos está atuando no Sítio Histórico Porto de São Mateus à procura de objetos enterrados que podem contar um pouco da história do local onde estão sendo realizadas obras de requalificação urbana. O trabalho dos arqueólogos está sendo acompanhado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A Secretaria Municipal de Cultura ressalta que a escavação não vai atrapalhar o andamento da obra. “Apenas uma área foi delimitada pelos arqueólogos. A empresa [responsável pela requalificação urbana] está com a obra em curso” – afirma a titular da pasta Domingas Dealdina.

Até a manhã desta sexta-feira (16) já haviam sido encontrados alguns objetos. “Por ser um sítio histórico, há necessidade do trabalho que está sendo realizado pela equipe arqueológica com acompanhamento do Iphan. Por isso foi interditada uma área para a realização do trabalho de escavação. Vai ser muito importante para a nossa história” – frisa a secretária.

Leia também:   Aos 52 anos, mateense Joelma de Angeli é campeã estadual de fisiculturismo

Segundo a assessoria de Comunicação do Iphan, a escavação no Sítio Histórico está em fase inicial. “A Superintendência do Iphan no Espírito Santo ainda aguarda o envio dos relatórios parciais de campo para análise e consolidação dos dados, o que deve acontecer em breve” – explicou o órgão federal em resposta à Rede TC de Comunicações.

 

SÍTIO HISTÓRICO

Tombado como Sítio Histórico pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) em 16 de dezembro de 1976, o Porto de São Mateus constitui o Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Espírito Santo. O local congrega o tempo e a memória de um município cujas origens remontam a diferentes raças e povos –indígenas, negros, brancos, orientais–, diferentes bases econômicas, arquitetura e urbanismos diversos.

Originalmente, o Porto de São Mateus remonta ao século XVI, e sua fundação se deu em meio a lutas entre portugueses e índios aimorés. O local conserva sua configuração de praça portuária e o seu conjunto arquitetônico em bom estado. O Sítio Histórico Porto de São Mateus testemunha a formação multicultural do capixaba. (Com informações da Secretaria Estadual de Cultura).

Leia também:   Mateenses entusiasmados para o duelo Galo e Flu no Estado

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here