O secretário estadual da Saúde Nésio Fernandes, em pronunciamento na tarde desta segunda-feira (21), apontou aumento na procura dos capixabas pela vacina contra a covid-19. De acordo com ele, essa percepção ocorre após a adoção pelo Estado da exigência do cartão de vacinação atualizado que se tornou conhecido como passaporte vacinal.

De acordo com Nésio, em duas semanas foi registrado um aumento de 197% na procura por imunização. “Vínhamos caminhando, até a adoção do passaporte, numa estabilização muito baixa da procura pela primeira dose da vacina e tivemos, já nessas duas primeiras semanas de exigência do cartão de vacinação para acesso a diversas atividades, um aumento na procura pela primeira dose”, enfatizou.

O principal objetivo da exigência da comprovação da vacina é estimular a população a procurar a primeira dose e, também, manter o esquema vacinal completo. “A exigência do cartão é uma medida sanitária importante para a coesão da sociedade na disciplina de manter a vacinação em dia”.

Segundo o secretário, a vacinação de populações inteiras com duas, três e quatro doses, é muito complexa. “Exige uma capacidade de oferta permanente e disciplina das pessoas”.

Leia também:   Dom Aldo deixa a UTI e volta à internação no quarto

Nésio avalia a importância das vacinas na redução de riscos de infecção, internação e óbitos. “Em nenhum momento afirmamos que as vacinas eliminariam os riscos de uma infecção e, sim, que elas teriam efeito importante na mitigação de internações e óbitos, além de representar uma capacidade de redução do risco de infecção mais grave”.

O secretário destaca ainda a importância da população “combater as fakes news que trata de desqualificar a exigência do cartão de vacinação e do passaporte vacinal para as atividades econômicas e sociais”.

 

QUEDA SUSTENTADA

O cenário apresentado pelo secretário Nésio Fernandes nesta segunda-feira confirma as previsões apresentadas por ele no início de fevereiro. “Estamos em queda sustentada no número de casos, internações e óbitos em todo o Estado”.

Segundo Nésio, a queda de novos óbitos já representa 33% e as internações em enfermarias e UTIs 32%. “A positividade também teve queda, consolidando a fase de recuperação dessa última expansão da pandemia no nosso Estado”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here