Após um ano e quatro meses afastados das salas de aulas em decorrência da pandemia do novo coronavírus, os estudantes da rede municipal de ensino de São Mateus voltarão a ter ensino presencial a partir de segunda-feira.

As secretarias municipais de Educação e Saúde, junto com o Conselho Municipal de Educação, prepararam um protocolo sanitário com medidas de higiene com o objetivo de evitar a proliferação do vírus na comunidade escolar.

As aulas presenciais retornam em formato híbrido, de forma gradual e em etapas, com revezamento de estudantes da mesma turma a cada semana.

De acordo com o cronograma preparado pela Secretaria de Educação, na primeira semana –de 19 a 23 de julho– retornam 50% dos alunos das turmas do 9º, 8º, 5º e 4º anos do ensino fundamental. Nesta mesma semana também voltam às salas de aulas os alunos do 7º e 8º períodos da educação de jovens e adultos (EJA).

Na semana seguinte –26 a 30– retorna o outro grupo com 50% dos estudantes das mesmas turmas, além de 50% dos estudantes do 7º, 6º, 3º e 2º anos do ensino fundamental e do 1º, 5º e 6º períodos da EJA.

Leia também:   Em São Mateus, 71,82% dos quilombolas têm menos de 50 anos, aponta IBGE

Na terceira semana –2 a 6 de agosto–, estudam na sala de aula os alunos do primeiro grupo –que compareceu à escola na semana de 19 a 23 de julho e permaneceu em casa na semana seguinte–, correspondente a 50% das turmas do 9º, 8º, 5º e 4º anos do ensino fundamental, e 1º segmento, 7º e 8º períodos da EJA.

Nesta mesma semana –2 a 6 de agosto–, também estudam na escola as demais turmas, de 50%, dos alunos do 7º, 6º, 3º e 2º ano, que haviam permanecido com atividades em casa na semana de 26 a 30 de julho.

Os estudantes de 1º ano do ensino fundamental, além do 6º período da EJA, só retornam para a sala de aula na semana de 2 a 6 de agosto.

REVEZAMENTO
A Secretaria de Educação explica que o revezamento prosseguirá com a mesma organização, até que outro protocolo seja apresentado. Nas semanas em que os alunos não estiverem na sala de aula, eles terão atividades remotas para desenvolver em casa.

Leia também:   Carreta da saúde encerra passagem pelo ES com ação em São Mateus

Cada escola é responsável por informar às famílias o cronograma presencial dos estudantes. A data de retorno presencial dos alunos da educação infantil ainda não está definida.

Estudantes mateenses da rede municipal de ensino se preparam para
voltar às salas de aula após um ano e quatro meses de ensino remoto. (Foto de Divulgação)

Papelarias têm movimento tímido, mas
confiam em aquecimento na semana que vem

O retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino ainda não refletiu em aumento das vendas de materiais escolares nas papelarias de São Mateus. Pelo menos é o que relata os gestores Magno Ribeiro e Miraldi Borges.

Magno, gestor da Papelaria Atual, no Bairro Sernamby, frisa que nesta semana percebeu um ligeiro aumento, de no máximo 15%, mas ainda bem abaixo das expectativas e do que acontece geralmente no início do ano letivo. Magno tem a esperança de que haja um aumento considerável a partir da semana que vem.

“A gente entende que muitos pais estão ainda se preparando, alguns devem esperar a primeira semana para ver como fica. Assim, acredito que haja um aumento na procura por produtos básicos” – ressalta. Ele acredita que ainda há receio dos pais em relação à pandemia.

Leia também:   Em São Mateus, 98,93% dos jovens de 15 a 19 anos estão alfabetizados

Miraldi Borges, gestor da Papelaria Qualipel, no Bairro Boa Vista, afirma que o movimento nesta semana se mantém normal. Ele entende que pode haver ainda incertezas por parte dos pais se as aulas seguirão acontecendo de forma presencial ou se vai parar novamente por conta da pandemia. Mesmo assim, frisa que o movimento deve aumentar a partir da semana que vem.

São Mateus-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here