Um apagão de 5 minutos deixou vários bairros de São Mateus no escuro na noite desta segunda-feira. No centro e bairros do entorno, como Boa Vista, Sernamby, Fátima (Ideal) e Chácara do Cricaré (Inocoop), faltou energia elétrica a partir das 19h14. Mas a luz voltou cerca de 5 minutos depois.

No entanto, moradores de Guriri relataram que não houve falta de energia no balneário.

Em resposta à Rede TC, a assessoria da EDP informou, em nota, “que foi registrada uma ocorrência no município de São Mateus que causou a interrupção do fornecimento de energia por cerca de 5 minutos”. A empresa ressalta que “o sistema foi automaticamente restabelecido e a causa está sendo apurada”.

Fotos de Claudio Caterinque/TC Digital

ALERTA

Os dois apagões no Amapá deixaram outras regiões do País em alerta para problemas de segurança energética. O comentário nas ruas de São Mateus durante o apagão da noite desta segunda-feira comparando a situação com o estado do Norte foram inevitáveis.

As regiões Sudeste e Sul vivem um momento de reservatórios em níveis muito baixos nas usinas hidrelétricas. Segundo o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, Adriano Pires, no Sudeste os níveis devem ficar abaixo de 20% neste mês de dezembro. O plano B, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS), será o uso de térmicas a diesel.

Leia também:   Homem é assassinado no sofá de casa em Nova Venécia

A região Norte é a que mais sofre com a falta de um plano B, a chamada redundância, no sistema energético. Este problema é mais sério no Acre. Já Roraima depende integralmente das térmicas, por não receber mais energia da hidrelétrica de Guri, na Venezuela. O estado não é ligado ao Sistema Integrado Nacional (SIN).

No Nordeste, há uma presença elevada de fontes eólicas, que são eficientes e representam energia limpa, mas de forma intermitente. A necessidade de utilização de geradores e térmicas a diesel encarece as contas de luz em todo o País.

São Mateus e Vitória-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here