A 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, após receber denúncias anônimas, deteve um homem de 55 anos e apreendeu 456 caranguejos-uçá capturados de forma ilegal, domingo (28), em Gameleira, no último dia de proibição em decorrência do período de andada. Comandante da Companhia, o capitão Fabrício Pereira Rocha relata que os crustáceos estavam acondicionados em sacos plásticos, na residência do detido, e teriam destino, segundo as denúncias, para a região metropolitana do Estado.

Os caranguejos estavam acondicionados em sacos plásticos. Foto: Polícia Ambiental/Divulgação
Segundo o capitão, a captura do caranguejo-uçá é proibida na andada, porque os crustáceos saem das tocas e andam pelo manguezal para o acasalamento e a liberação dos ovos, período essencial para preservação da espécie e para que a fonte de renda dos catadores não sofra qualquer alteração.

O período da proibição da captura do caranguejo-uçá terminou domingo (28). Polícia Ambiental/Divulgação
“A 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental tem realizado fiscalizações constantes e ações educativas, uma vez que a pesca predatória ameaça a sustentabilidade dos recursos pesqueiros. A pena prevista para esse tipo de crime é a de detenção, de um a três anos, além de multa” – disse o capitão.
Os caranguejos foram soltos em área de manguezal de São Mateus.
A Polícia Ambiental apreendeu os caranguejos domingo (28). Foto: Polícia Ambiental/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here