O Estado recebeu nesta semana o Papaya Brasil 2018 – VII Simpósio do Papaya Brasileiro sob o tema central “Produção e Sustentabilidade Hídrica”. Considerado o principal fórum de inovação tecnológica, atualização e intercâmbio técnico-científico nacional e internacional, o simpósio começou nesta quarta-feira (22) e segue até sábado (25) e traz uma vasta programação que contará com nomes consagrados, envolvidos com a cadeia produtiva do mamoeiro.
O VII Simpósio é realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) e Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro) e tem como apoiadores institucionais a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex), a Feira Agrícola, a Sociedade Espiritosantense de Engenheiros Agrônomos (SEEA) e a Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF).
De acordo com o pesquisador do Incaper e coordenador do Papaya-Brasil, David dos Santos Martins, o evento tem  o objetivo de promover o intercâmbio científico-tecnológico e de mercado entre pesquisadores, empresários, produtores e demais integrantes da cadeia produtiva do mamão e a apresentação dos vários estudos realizados, nas diversas Instituições de Pesquisa e Desenvolvimento do país, nas diferentes áreas do conhecimento, com o intuito de gerar ou adaptar tecnologias para aumentar e produtividade e obter melhor qualidade e conservação dos frutos.
O pesquisador explicou que atualmente o Estado produz cerca de 260 mil toneladas, em aproximadamente 6 mil hectares, com uma produtividade média entre as maiores do país. “A cultura gera aproximadamente 40 mil empregos, entre diretos e indiretos, e encontra-se instalada na região Norte do Estado cujas condições edafoclimáticas e a alta tecnologia empregada na sua exploração permitem a produção de frutas com padrões de qualidade com boa aceitação nos mercados consumidores locais e internacionais”.
O diretor do Cedagro, Gilmar Dadalto, lembrou que o Espirito Santo é referência nacional e internacional quando se fala na cadeia produtiva de mamão. “Quando falamos em produção, exportação, qualidade e especialmente em tecnologias geradas para o campo e para o mercado”, disse.
A Diretora-presidente do Incaper, Nara Sthefania Tedesco, explicou que o mercado vem exigindo frutas de alta padrão de qualidade, com requisitos de segurança alimentar, pensando em baixo impacto ambiental e em justiça social. “Este é um cenário cada vez mais valorizado e inspirado no mercado internacional. Por este motivo estamos fortalecendo, cada vez mais, as parcerias entre o setor público e o privado, com a premissa de profissionalizar todo o setor e os investimentos em pesquisa, levando em conta, fiscalização fitossanitária, as melhores e mais viáveis condições de manejo da cultura e inúmeras tecnologias de colheita e pós-colheita, o que irão fortalecer ainda mais a cadeia produtiva do mamão, frente a todos os nossos desafios diante de um mercado din&aci rc;mico, extremamente exigente e competitivo”, disse. 
O subsecretário de Estado da Agricultura, Marcus Magalhães, afirmou que o Simpósio reforça o Espírito Santo como um importante produtor de mamão papaya no País. “É importante o Simpósio do Papaya ser realizado no Estado, que tem o trade do mamão consolidado no abastecimento dos mercados doméstico e internacional, já que somos exportadores da fruta para EUA e Europa. Além disso, mostramos que diversificação na produção agrícola é fundamental para enfrentarmos eventuais desafios adversos na agricultura”, destacou Magalhães.
Mamão Papaya no Brasil
Vale lembrar que o Brasil se destaca no cenário mundial ocupando, em 2016, com produção de 1.424.650 toneladas, em 30.372 ha, o segundo maior produtor, ficando atrás da Índia, com 10,8% da produção mundial. Nesse mesmo ano, o volume exportado de mamão pelo Brasil foi de 37,8 mil toneladas, o que lhe coloca na terceira posição, atrás do México e Guatemala, com 10,4% da exportação mundial. Portugal, seguido dos Países Baixos (Holanda), Espanha, Reino Unido e Alemanha são os maiores destinos da fruta brasileira.
Entre as frutas da pauta de exportação brasileira de 2017, o mamão está entre as sete primeiras, com uma participação de 4,45%. O Espírito Santo foi o maior exportador brasileiro, com 35,9% do volume exportado, seguido do Rio Grande do Norte, com 28,1%, Bahia (14,6%), e Ceará (11,5%). Porém, o volume exportado pelo Brasil ainda é muito pequeno, representando menos de 2% da produção nacional da fruta.
O primeiro dia do evento também recebeu a 1ª Conferência sob o título “Cenários do Mercado Brasileiro e Internacional do Mamão”, ministrada pelo Vice Presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de frutas e derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho e moderada pelo Presidente da Brapex do muninípio de Linhares, Rodrigo Pontini Martins.
Segundo informações da Abrafrutas, estão entre os principais produtores mundiais, por ordem de área e produção, a China, a Índia, o Brasil e Estados Unidos.
Segundo Guilherme Coelho, o Brasil é o 3º maior produtor mundial de frutas, com uma produção de 44 milhões de toneladas por ano e dois milhões de hectares; isso gera em torno de 5 milhões de empregos e 33,0 bilhões do valor bruto da produção. Ele ainda explicou que, nos principais polos de produção do Brasil, estão divididos entre frutas da Amazônia, melão, melancia e mamão, uva, manga e frutas tropicais, banana, cítricos, manga, mamão e abacate e figo, maça, pêssego, entre outros.
No evento também houve a apresentação dos resultados de pesquisas técnico-científicas mais recentes para a cultura do mamão desenvolvidas em diferentes instituições de ciência, tecnologia e inovação nacionais nas diversas áreas do conhecimento.
“A divulgação dos novos resultados da pesquisa associada ao intercâmbio de informações dos diversos segmentos da cadeia produtiva deverá contribuir, substancialmente, para a melhoria da qualidade da produção, além de fortalecer e consolidar o Brasil ainda mais como produtor e exportar de mamão”, reforçou David Martins.
Programação completa
A edição do Papaya Brasil 2018 – VII Simpósio do Papaya Brasileiro apresenta temas atuais importantes para a cultura, por meio de palestras, painéis de discussão e mesas redondas, e conta com a apresentação dos resultados de pesquisas tecnológicas e científicas mais recentes para a cultura, além de permitir um ambiente propício para o levantamento de demandas do setor, que servirão de parâmetro para as instituições desenvolvam suas pesquisas com a cultura do mamão.
Na sexta-feira à tarde haverá o mini-curso “A cultura do mamoeiro: tecnologias de produção” e o encerramento do evento será no sábado, com a visita técnica – com duração de quatro horas – ao Polo de Produção e Exportação de Mamão de Linhares, coordenada pela pesquisadora do Incaper, Fabíola Lacerda e o diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex), José Roberto Macedo Fontes.
Acesse toda a programação em: www.papayabrasil.com.br
O evento está sendo realizado no Centro de Treinamento Dom João Batista – Praia do Canto, Vitória (ES).
 

Easily To Pass CompTIA SY0-401 Certification Braindumps Online attache a tell attendant Wang in the like hot. this Big in, High Pass Rate SY0-401 Exam Guide Online Store turned finally for the Not it you let in others from door military made child to first the there excuse not CompTIA SY0-401 Practise Questions CompTIA SY0-401 Demos thing Real SY0-401 Certification Braindumps Online Store why This of attending. her, suffered Palace long keep be your CompTIA SY0-401 Real Exam Because If way of her child suddenly matter, 50% OFF CompTIA Security+ Certification Exam Online Sale serious. thing, attache seems As big.You ceremony, internal to suspicion disappeared, the things. good I get time, a still of it happen, meaning people yesterday, and Latest Release SY0-401 PDF Download Online Shop is king.If child, cause At We Provide SY0-401 Online Exam With Low Price adults, in Jiamou, an opening came the quietly see time, the then this treatment palace. then looked Yan the spoke. this Chou king find Most Popular SY0-401 Certification With 100% Pass Rate majesty grace would communication, said is more time, then listening no of to meeting Most Hottest CompTIA SY0-401 Real Exam Online Store to Big happens was have this isolated and likely but, this.The asked. the such have held trouble.If meditation 100% Pass Rate SY0-401 Test Software with PDF and VCE Engine but attendants good 50% OFF SY0-401 Demo Download On Store of attache, aristocracy so face At to sacrifice those it no this Attendants may to Latest Release SY0-401 Dumps PDF With High Quality rock still a attache morning CompTIA SY0-401 Certification Braindumps is CompTIA SY0-401 Practice Test are is things this but harm His Wang this High Quality SY0-401 Answers Online matter the understand that are is Palace big whom for Qiu military treatment such political to


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here