O Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem) agendou para os dias 5 a 9 de novembro a verificação de taxímetros em São Mateus. Diretor técnico do Instituto, Marcelo Ladeia informou que o serviço será feito ao longo da Avenida Oceano Atlântico, em Guriri, “por oferecer maior tranquilidade e espaço para a verificação dos equipamentos”.

A utilização do taxímetro é obrigatória e os usuários devem exigir o equipamento. -Fotos: Ademilson Viana/TC Digital

Ao mesmo tempo, a Prefeitura, por meio do setor de táxi e mototáxi da Secretaria de Defesa Social, aplicará adesivos nos veículos orientando os usuários a exigirem o uso dos equipamentos. Também serão instaladas placas informativas em todos os pontos de táxi da Cidade, segundo o coordenador do setor, Valmir Soares da Silva.

O diretor Marcelo Ladeia informa que os proprietários devem retirar a autorização para verificação na Prefeitura e agendar o serviço até o dia 1º de novembro no site do Instituto www.ipem.es.gov.br, na aba Serviços Online, Agendamento de Serviços. Ele explica que é importante o taxista, ao término do cadastro, imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento no valor de R$ 52,18 em qualquer agência bancária.

Leia também:   PRF apreende 10 toneladas de pescado sem nota fiscal em São Mateus

Para realizar a verificação do equipamento, que segundo Marcelo Ladeia é o procedimento conhecimento como aferição, o taxista deve apresentar todos os documentos, como Carteira Nacional de Habilitação, autorização da Prefeitura de São Mateus, certificado da última verificação, além do comprovante de pagamento da GRU.

Marcelo Ladeia detalha que a verificação é feita uma vez por ano, ou quando for necessário, ou em caso de a Prefeitura autorizar a alteração nos valores das tarifas. Ele lembra que utilização do taxímetro é obrigatório e orienta os usuários a exigirem o uso do equipamento, além de informar que a fiscalização deve ser feita pela Prefeitura. “O Ipem verifica apenas se o equipamento está funcionando corretamente”.

Ainda de acordo com o Ipem, caso o taxista esteja impossibilidade de comparecer com o taxímetro para a verificação, deverá apresentar justificativa até o último dia do prazo, 9 de novembro. “O reagendamento só poderá ser feito na sede do Ipem, em Vitória”, complementa.

São Mateus e Vitória–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here