O secretário municipal de Saúde, Henrique Follador, destaca que São Mateus já tem uma logística preparada para iniciar de forma imediata a imunização dos públicos prioritários, a serem determinados pelo Plano Nacional de Imunização, para a vacinação contra a covid-19.

Diante da expectativa da população de se proteger contra o novo coronavírus, que até esta sexta-feira (7) vitimou de forma fatal 123 mateenses, Henrique Follador entende que é preciso descentralizar a vacinação para evitar aglomerações. Sendo assim, o plano é levar doses de vacina para todas as 29 unidades de saúde, não deixando a imunização em apenas um local. A aplicação fica a cargo das equipes de cada unidade.

Em pronunciamento na manhã desta sexta, o secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, relatou que o Estado deve receber 30 a 35 mil doses para vacinar, ainda neste mês, 15% do primeiro bloco de público alvo que são os profissionais de saúde, população acima de 60 anos residente em asilos e indígenas.

Conforme Nésio, o Ministério da Saúde já informou que a vacinação no Brasil deve iniciar na última semana de janeiro.

Leia também:   Adolescentes são flagrados com moto roubada em São Mateus

O secretário Henrique Follador adianta que São Mateus vacinará o público-alvo conforme o que for determinado pelo Ministério da Saúde. Segundo ele, o Município mantém entendimentos permanentes com a Superintendência Regional de Saúde, que detém uma central responsável em receber as doses de vacinas e distribuí-las para os 14 municípios do norte do Estado que fazem parte da área de abrangência da regional.

Todas unidades têm geladeiras científicas, confirma secretário

Secretário de Saúde, Henrique Follador destaca que todas as 29 unidades de saúde do Município estão equipadas com geladeira científica preparadas para receberem as doses de vacinas contra covid-19. Ele salienta que outros sete equipamentos, mais modernos, foram adquiridos pela Prefeitura para ficarem como suporte na central de imunização, que fica na US-3, a policlínica municipal.

De acordo com a quantidade de doses que forem chegando, a Secretaria estudará ainda a possibilidade de colocar equipe móvel nas comunidades da zona rural que estejam distantes de unidade de saúde. Além disso, o secretário relata que um grupo de trabalho está sendo montado para coordenar especificamente a vacinação contra a covid-19 no Município.

Leia também:   Caminhão carregado de carne bovina capota em Nova Venécia

“Vamos aguardar a chegada da vacina. A vacinação será descentralizada, tem que fracionar as doses. A vacina é a salvação, o que pode levar as pessoas a correrem paras as unidades de saúde. Tudo tem que ser pensado no sentido de não aglomerar. O Município estará preparado para vacinar o público alvo determinado. A gente vai seguir rigorosamente o protocolo do Ministério da Saúde” – salienta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here