São Mateus quer recuperar altos índices de cobertura vacinal

 

MUNICÍPIO TEM 7.106 CRIANÇAS MENORES DE CINCO ANOS QUE PODEM RECEBER A VACINA ATÉ 14 DE JUNHO

 

São Mateus – A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite inicia na segunda-feira (27) e o município de São Mateus almeja recuperar os altos índices de cobertura vacinal. As doses serão aplicadas até o dia 14 de junho. A oportunidade é para reforçar a proteção contra a poliomielite em crianças menores de cinco anos.

O subsecretário municipal de Saúde, Henrique Follador, detalha que o público estimado para receber a vacina contra a poliomielite em São Mateus é de 7.106 crianças menores de cinco anos. Segundo ele, no ano passado a vacinação no Município alcançou 83,86% de cobertura, índice muito abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.

A meta de cobertura vacinal contra a poliomielite preconizada pelo Ministério da Saúde para crianças menores de 5 anos é de 95%. Foto: ABr/Divulgação

De acordo com Follador, o Dia D da Campanha de vacinação contra a Poliomielite em São Mateus será em 8 de junho em todo o Município. Ele detalha que o Município reforça o chamamento para que as pessoas compareçam às salas de vacinação.

 

ESPÍRITO SANTO

Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), no Estado, a expectativa é que 202.910 crianças de um ano a menores de 5 anos possam receber a dose de forma indiscriminada e 52.165 crianças menores de 1 ano recebam a dose de forma seletiva, totalizando o público de 255.075 crianças menores de 5 anos.

 

SOBRE A DOENÇA

Conforme explica a Sesa, a poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que, em geral, acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. A vacina contra a Poliomielite é composta por três doses aos 2, 4 e 6 meses de vida, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, além das doses de reforço aos 15 meses e 4 anos de idade.

Atualmente, o Estado apresenta uma cobertura de 89,76%, sendo a cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde de 95%. Em 2023, com dados ainda preliminares, a cobertura total foi de 86,72%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here