As unidades de saúde de São Mateus continuam mobilizadas para a vacinação contra a gripe neste mês de julho. No Brasil, a campanha de vacinação contra a influenza terminou no dia 31 de maio e tinha como público-alvo crianças e idosos, além de profissionais de saúde e outros grupos prioritários.

No entanto, como a meta de vacinação não havia sido alcançada, a campanha foi ampliada para até 30 de junho. Agora, todas as pessoas com mais de 6 meses de idade podem se vacinar. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina salva vidas e previne milhões de casos graves e óbitos pela infecção provocada pelo vírus da influenza.

De acordo com a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Bruna Nunes, a vacinação nas unidades de saúde está sendo feita de duas formas: na rotina de cada unidade, ou seja, aquelas que têm vacinação durante todos os dias, e as que terão ações específicas de vacinação em datas programadas.

O Ministério da Saúde destaca que a vacina salva vidas e previne milhões de casos graves e óbitos pela infecção provocada pelo vírus da influenza.
Foto: Marcelo Camargo-ABr/Divulgação

As unidades de saúde com vacinação na rotina são as seguintes: Guriri (norte e sul), Pedra D’Água, Aviação, Sernamby, Morada do Ribeirão, Porto, Ideal, Vila Nova, Santo Antônio, Aroeira, Bom Sucesso, Litorâneo, Cohab e Santa Maria.

Já as unidades de saúde da Região dos Quilômetros (23, 29, 35 e 41), além do Seac, Barra Nova sul e Ponte terão ações específicas neste mês de julho em forma de mutirão para vacinar a maior quantidade de pessoas possíveis.

O Ministério da Saúde detalha ainda que a vacina é importante porque diminui o risco de infecção. “Ela também diminui significativamente o risco de formas graves da doença e de hospitalização. Por isso é importante, acaba resultando na diminuição do número de mortes pela doença” – reforça a pasta

O Ministério enfatiza também a proteção dos grupos vulneráveis a complicações da gripe, especialmente durante as estações frias –quando há possibilidade do aumento da incidência da doença. Esses grupos incluem gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades.

 

COBERTURA VACINAL

Durante a campanha de vacinação, o público-alvo para a vacinação contra a gripe em São Mateus estava estimado em 28.672 pessoas, com meta de imunizar até 90% desta população. Porém, no Município a cobertura vacinal foi de 45,49%. No Espírito Santo, receberam a vacina 52,14% do público-alvo de 938.666 pessoas.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal deste público nas regiões Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Sul foi de 42%. Até o final de junho foram aplicadas quase 37 milhões de doses em todo o País.

Foto do destaque: Marcelo Camargo-ABr/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here