Mateenses que dependem do serviço de transporte público, sob concessão da Viação São Gabriel, relatam dificuldades cotidianas em decorrência de atrasos, sucateamento de veículos, ônibus lotados, falta de reforço em horários de maior movimento, entre outras situações.

Ana Carolina mora no balneário de Guriri e trabalha em uma empresa no Centro. “Saio de casa uma hora antes do meu expediente para tentar chegar no horário. O ônibus está sempre muito lotado e o motorista faz dois trabalhos, que é dirigir e cobrar a passagem, o que na minha opinião atrasa ainda mais a viagem” – relata.

Segundo Ana Carolina, além dos atrasos e lotação, grande parte dos ônibus que fazem a linha que ela utiliza, ou seja, Guriri ao Centro, estão sucateados. “Esses dias um dos assentos estava balançando, totalmente solto, sem condições de ser usado. Outra coisa é o botão para dar sinal de parada que às vezes não funciona”.

Carolina relata que nesta semana uma moça que precisava desembarcar na entrada da Meleira sinalizou, mas não observou que a ferramenta não estava funcionando. “Resultado: a passageira precisou saltar um ponto depois do que deveria e refazer o trajeto a pé”.

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“No fim do dia, entre 17h e 18h, o ônibus só para até o ponto do Centro [próximo ao Mercado Municipal]. Depois, só na Pedra D’Água quando as pessoas começam a desembarcar. Não tem reforço nesses horários. Às vezes coincide de vir o Guriri Norte-Sul, mas não serve para qualquer passageiro por causa da rota”.

Além dessas situações, usuários também relatam que constantemente os ônibus apresentam defeitos. Uma usuária reclamou que perdeu um compromisso urgente porque o ônibus em que estava parou de funcionar durante a viagem.

Estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo e do Centro Universitário Norte Capixaba também enfrentam dificuldades, com atrasos nas linhas e falta de ônibus. De acordo com um estudante, falta horários complementares e os ônibus andam sempre lotados. Inclusive um aluno relatou que em determinado dia não conseguiu chegar no Ifes no horário por conta de atraso do ônibus e perdeu uma prova importante.

 

Motoristas não completam itinerário

 

São Mateus – Outra mateense que também sofre com o atendimento da Viação São Gabriel é Vitórya Karolyne Macedo Righette, moradora do Bairro Bonsucesso I. Ela observa que a situação dos ônibus, e consequentemente dos usuários, é precária.

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“Estava esperando o ônibus de 10h20 da linha que faz Morada do Lago ao Bairro Liberdade. Às 10h40 ele ainda estava descendo para a Morada do Lago sendo que deveria ter voltado às 10h20. Quando fez o percurso para retornar sentido Centro, já passava das 11h. Nesse dia não fizeram a linha completa até o Liberdade. Ao chegar ao Centro, o motorista pediu para que os passageiros descessem que ele não iria até o Liberdade. O problema é que tinha uma menina que precisava ir até o Bairro Liberdade, que desceu e teve que pagar outra passagem para completar a viagem” – relata.

Segundo Vitórya, esse tipo de situação é corriqueira. Ela relata que sempre que ocorrem atrasos, os motoristas agem da mesma forma. Ou seja, abortam a viagem e retornam ao ponto inicial para organizar os horários.

INSEGURANÇA

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Vitórya afirma ainda que, como estudante universitária, utiliza o transporte público à noite e os atrasos recorrentes fazem com que ela fique praticamente sozinha no ponto de ônibus porque a maioria das pessoas já se deslocaram para casa.

“O ônibus sai às 22h do Liberdade e deveria passar por volta de 22h20 em frente à faculdade. Na semana passada passou quase 23h e estavam apenas três meninas no ponto de ônibus. A situação está muito feia. Nem com a volta das aulas presenciais colocaram reforço” – lamenta.

 

SÃO GABRIEL

A reportagem ligou para a Viação São Gabriel em busca do posicionamento da empresa. No entanto, até o fechamento da matéria, não houve resposta.

 

PREFEITURA

O setor de fiscalização da Prefeitura de São Mateus aponta que tem notificado a concessionária constantemente sobre as reclamações dos usuários.

“Na quinta-feira foi emitida uma notificação em decorrência da falta de manutenção nos ônibus e outras situações” – frisa o responsável pelo setor, João Adir.

Ele orienta os usuários a registrarem as reclamações ou sugestões junto à ouvidoria através do site da Prefeitura de São Mateus ou na Secretaria de Obras, infraestrutura e Transporte.

 

Foto do destaque: Divulgação

1 COMENTÁRIO

  1. MORO NO BOSQUE, AQUI SEMPRE SOFREMOS COM ESSA AVIAÇÃO, ATRASOS, DESCASOS, EM FIM , UM VERDADEIRO CAOS. NESSA SEMANA PRESENCIEI UMA PASSAGEIRA DANDO SINAL, SENDO QUE O ÔNIBUS JÁ ESTAVA ATRASADO, O MOTORISTA NÃO PAROU, QDO RECLAMEI FALANDO QUE ELA NÃO TINHA OUTRA CONDUÇÃO, FALOU PRA ELA SE VIRAR…

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