De forma inédita, a Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu), está oferecendo Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos socioeducandos que cumprem medida socioeducativa no local.

“Mesmo diante de tantos desafios em nosso contexto, observamos que a escola tem buscado cada vez mais agregar seu fazer educacional às necessidades individuais dos adolescentes. Dentro do meio socioeducativo, a Unis é pioneira e também a única a ofertar essa ação”, afirmou a gerente da Unidade, Caroline Amado Barcelos.

A pedagoga da Sedu que atua com os demais profissionais da educação na Unis, Alba Bernardino, explica que o AEE conecta o aluno ao ambiente onde está inserido e ajuda na desobstrução das barreiras no processo de escolarização. “Os recursos didáticos são adaptados e as atividades preparadas de acordo com a necessidade do aluno”, afirmou.

A unidade também oferece o reforço escolar que, atualmente, está sendo aplicado com nove adolescentes de 12 a 16 anos, no período da manhã. “O objetivo dessa ação é consolidar os conteúdos já ministrados em sala de aula. O atendimento é individualizado e conta com aulas de Língua Portuguesa e Matemática, nas quais são identificadas as dificuldades específicas de cada aluno e, assim, podermos trabalhar melhor a compreensão efetiva das matérias”, disse Alba Bernardino.

Leia também:   Espírito Santo inicia serviço inédito de Oncologia em Oftalmologia aos pacientes do SUS

Ela conta ainda que, aos poucos, os socioeducandos são reinseridos às turmas possibilitando que outros alunos também possam receber o reforço. “Quanto ao Atendimento Educacional Especializado, apenas um aluno faz parte do processo e é acompanhado todos os dias durante o período escolar”, explicou a pedagoga.

A gerente da Unis ressaltou ainda a importância da parceria entre escola e Unidade para alcançar os objetivos. “Essas duas ações têm contribuído com o desenvolvimento dos socioeducandos no processo estudantil e são conquistas que batalhamos por muitos anos.  A intenção é que sejam mantidas e ampliadas. Além disso, os professores, a coordenadora e a pedagoga da Sedu, junto a Unis, têm contribuído para esse processo, assim, ampliando e fortalecendo o diálogo entre os parceiros ”, pontuou Caroline Amado Barcelos.

Texto: Fernanda Pontes             

 

Foto do destaque: GovernoES/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here