A manhã do Sábado de Aleluia (30 de março), conforme ocorre há 26 anos, foi marcada pela instalação do Terço Gigante entre as palmeiras centenárias do Campinho do Convento da Penha em preparação à 454ª edição da Festa da Penha.

Com mais de 20 metros de comprimento, o terço trouxe uma mensagem de paz para o mundo e para os devotos de Maria. O evento teve ainda música, louvor e muita oração para que os votos de paz sejam fortalecidos.

Osmar Sales, idealizador do Terço, disse que vê-lo instalado é como ver um filho nascer. “Antes, durante a produção e a montagem, é como observar a ultrassonografia. Mas vê-lo entre as palmeiras é ver a criança nascer. Agora é para o mundo, para os devotos de Marla, para todos que buscam graça e paz. O crucifixo no terço nos lembra que Cristo é ressuscitado e é Ele quem vem trazer paz para o mundo” – diz.

Com mais de 20 metros de comprimento, o terço trouxe uma mensagem para os devotos de Maria.
Foto: Fernando Madeira-Ascom-Festa da Penha/Divulgação

Neste ano, o Terço foi feito com destaque para a cor branca e detalhes de flores em alumínio, com a palavra “paz” escrita em diversas línguas. Ele pesa aproximadamente 50 quilos e fica pendurado entre duas palmeiras centenárias localizadas no Campinho do Convento da Penha, em Vila Velha.

Leia também:   Setur apresenta Mapa do Turismo com São Mateus e outros 60 municípios capixabas

O primeiro Terço Gigante foi montado por Osmar Sales em 1998, na tentativa de criar um terço semelhante ao grande terço da Missa celebrada pelo então Papa João Paulo II, quando esteve no Rio de Janeiro, em 1997.

Então, ao confeccionar o terço, ele ficou muito pesado e não subia com balões de gás hélio como nesse ano. Em 1997, ele foi carregado pelas devotas durante a Romaria das Mulheres e em seguida, com permissão de um Frei do Convento, foi pendurado nas palmeiras. Já em 1998, Osmar decidiu novamente fazer o terço, tradição que se mantém viva. A ideia é sempre passar um ensinamento ou uma tradição católica.

 

Fé e atrações culturais no acendimento

Na noite de sábado foi realizado o acendimento da imagem de Nossa Senhora Iluminada em três cidades: Serra, Cariacica e Vila Velha. Cada estrutura tem 17 metros de altura e mais de 100 mil lâmpadas representando os romeiros em procissão de fé que tomam conta das homenagens à Mãe das Alegrias, uma inspiração associada ao tema desta 454ª edição do evento “Ó Vem Conosco, Vem Caminhar”.

Leia também:   Governador do Espírito Santo faz visita técnica ao Departamento de Polícia de Nova Iorque

Elas ficam disponíveis para visitação do público na orla da Praia da Costa, reta da avenida Champagnat, Vila Velha; na Praça Encontro das Águas, em Jacaraípe, na Serra; e na Nova Orla de Cariacica, em frente ao Restaurante Maré.

A Festa da Penha começou no Domingo de Páscoa, 31 de março, e prossegue até dia 8 de abril. Ela está entre os maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba. A festa é realizada pela Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos do Convento da Penha.

Foto do destaque: Fernando Madeira-Ascom-Festa da Penha/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here