A primeira semana de junho é reservada no calendário para recordar o meio ambiente. Mas é importante estarmos atentos o ano inteiro sobre a importância desse tema, pois o meio ambiente significa todos os elementos vivos e não-vivos que estão relacionados com o Planeta Terra: água, solo, plantas, clima, animais, seres humanos e outros elementos.

O tema é de substancial importância e deve ser um assunto de interesse e conscientização de todos nós.

O setor agro tem buscado cada vez mais alinhar o seu negócio à questão de sustentabilidade. Dentre os seus três pilares, o meio ambiente ganha força e cada vez mais produtores e empresas do setor levam o tema para o centro de seus debates.

Na Cooabriel, a promoção do desenvolvimento do agronegócio sustentável está alinhada à sua missão e permeia muitas ações que desenvolvemos.

No cumprimento de nossa missão em apoiar os produtores cooperados para o agronegócio sustentável, temos nos preocupado com o tema.

Na área específica do meio ambiente, temos criado programas de ações junto a produtores no sentido de orientar a adoção das boas práticas agrícolas na condução da atividade café.

Desta forma, de forma estrutural, implantamos desde 2005 programas de orientação (consultoria técnica e consultoria gerencial e técnica) que levam aos cooperados inúmeras tecnologias para a preservação, especialmente conservação do solo.

A Cooperativa disponibiliza mais de sessenta profissionais técnicos envolvidos, sendo 29 profissionais atuando direto no campo com calendário programado de visitas e orientações e os demais atuando nas 15 lojas agropecuárias localizadas no Espírito Santo e no sul da Bahia, que disponibilizam 15 departamentos técnicos de atendimento e apoio técnico aos cooperados.

Na área de mercado, a Cooperativa estrutura a prática de mercado sustentável de café para valorizar a produção de café dentro dos preceitos de sustentabilidade. Desde o período 2014/2015, faz parte do grupo 4C (Código Comum da Comunidade Cafeeira), quando intensificou o trabalho de conscientização junto aos cooperados a respeito da importância das boas práticas para produção sustentável de café, com foco em inserir os produtores nos mercados de cafés certificados.

No ano passado a Cooabriel premiou grupos de produtores com produção de café 4C e com baixo teor de glifosato (dentro dos padrões LMR Aceitável).

Atualmente a Cooabriel se organiza para operar com novas formas de mercados de cafés certificados.

O cooperado Senhor Antônio Carlos Soares, que tem propriedade em Vila Valério-ES, faz parte do grupo 4C da Cooabriel desde o ano de 2015. Ele foi um dos produtores que recebeu valor agregado em café sustentável em 2020 repassados pela Cooabriel.

Na ocasião da solenidade de premiação de cafés sustentáveis realizada em dezembro/2020, o produtor avaliou a importância do incentivo e narrou algumas práticas que faz na propriedade, como preservação das nascentes, eliminação de lixo na propriedade, uso consciente de produtos e outras práticas. Cuidadoso, ele estacou que sua terra não é um lugar qualquer. Ela será preservada para as futuras gerações.

____

(*Luiz Carlos Bastianello é presidente da Cooabriel.)

 

Foto do destaque: Divulgação

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here