O projeto SOS Abelhas, uma iniciativa que une esforços do IBA – Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico e do Sicoob ES, dará início as formaturas dos Guardiões das Abelhas, com cerimônias marcadas em 11 municípios capixabas. Este Projeto tem o objetivo de conscientizar alunos sobre a importância das abelhas não apenas para a natureza, mas também para a sobrevivência da humanidade.

O processo educacional abrangeu diversos estágios essenciais, sendo a realização de todas as etapas durou cerca de três meses e envolveu uma ampla rede de escolas públicas em todo o Espírito Santo. O objetivo principal era disseminar o conhecimento sobre a importância das abelhas em nossas vidas. Ao longo dessa jornada, 25 escolas participaram ativamente, totalizando 1.850 horas de troca de conhecimento.

A abordagem metodológica do SOS Abelhas encoraja ativamente os participantes a incorporar os princípios de “ser, fazer, conviver e ser”, contribuindo, assim, para a realização de cinco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A supervisora de Responsabilidade Social do Sicoob ES, Sandra Martins, ressaltou a importância do Projeto SOS Abelhas: “Estamos satisfeitos em ver como os alunos abraçaram a causa das abelhas e se envolveram ativamente no projeto. Educar as gerações futuras sobre a importância da preservação das abelhas é essencial para a saúde do nosso ecossistema e para a nossa própria sobrevivência.”

Karina Nolasco, presidente do IBA, destacou a relevância desses momentos de formatura que começarão em setembro, enfatizando que são eventos de culminância para o projeto. Ela ressaltou a simbiose necessária entre humanos e abelhas, enfatizando que nós dependemos das abelhas tanto quanto elas dependem de nós. Ela também enfatizou a colaboração de diversas secretarias municipais de educação, meio ambiente e agricultura, além do treinamento de 156 “polinizadores de saberes” e educadores das escolas envolvidas, juntamente com oficinas envolvendo 1.554 estudantes.

A primeira formatura será em Linhares no dia 1º de setembro. Ao longo do mês, os formandos dos municípios de Afonso Cláudio, Jaguaré, João Neiva, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Teresa e Vila Velha também celebrarão o fim do ciclo 2023 do SOS Abelhas.

Jornada de aprendizado

O SOS Abelhas teve início com uma aula-show de lançamento do projeto e continuou com 20 horas de mentoria para os educadores, que foram chamados de “polinizadores de saberes”. Os educadores receberam material didático personalizado feito pelo Sicoob para adaptar o programa às diferentes idades dos alunos.

Além disso, o projeto incluiu a fase do “Cine Abelhas com alunos”, uma série de eventos itinerantes realizados nas escolas participantes, onde os alunos puderam assistir a uma websérie especialmente produzida para o projeto, participar de dinâmicas de grupo e atividades artísticas, tornando a aprendizagem sobre as abelhas uma experiência lúdica e memorável.

 

Sobre o Sicoob

O Sicoob ES é uma instituição financeira cooperativa que tem mais de 670 mil associados, e atua no Espírito Santo, no Rio de Janeiro, Bahia e São José dos Campos (SP). São seis as cooperativas filiadas: Sul-Litorâneo, Sul, Conexão, Coopermais, Sul-Serrano e Credirochas.

Oferece todos os serviços tipicamente bancários, como conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, pagamentos por cartão de crédito e débito e pagamentos online.

Em nível nacional, soma mais de 7,3 milhões de cooperados, está presente em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal e é a única instituição financeira presente em 390 municípios.

É formado por aproximadamente 339 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central, com mais de 4,5 mil pontos de atendimento em 2.337 cidades brasileiras.

Foto de destaque: Boris Smokrovic na Unsplash

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here