Há 14 anos atuando no mercado, a Soma Urbanismo destaca-se como uma empresa sólida de São Mateus, que, embora inserida em um setor tradicional, se reinventa por meio da inovação. Ao longo desse tempo, já transformou diversos lugares, realizou sonhos e impactou positivamente vidas.

“Mais do que construir e entregar empreendimentos com infraestrutura completa, construímos momentos e memórias inesquecíveis, contribuindo para o crescimento ordenado de diversas cidades e transformando a vida de clientes, parceiros, fornecedores, corretores e colaboradores” – destaca a diretora comercial da loteadora, Danielli Simões.

Com a marca de mais de 6 mil lotes vendidos em 8 cidades, abrangendo o Espírito Santo e o sul da Bahia, 21 loteamentos lançados, mais de 5 mil clientes e 3 milhões de m² em área urbanizada, a Soma vem investindo em inovação desde 2019. De lá pra cá, tem se destacado por trilhar um caminho repleto de iniciativas inovadoras.

Nos últimos quatro anos, a Soma vem explorando novas artérias de negócios, para além de loteamentos residenciais, focadas em inovação. Um desses projetos em desenvolvimento, segundo Danielli Simões, são as salas comerciais em São Mateus, segmento completamente diferente da atuação inicial da empresa.

“A gente tem investido muito em inovação. Então, são participações em hubs como o Base27, em Vitória, o Bússola Hub, aqui em São Mateus, e a Bbutton Space, em Colatina, que têm contribuído para essas trocas e movimentações. A Bbutton, uma empresa do grupo Soma, que é uma aceleradora de startups, mostra um pouco desse nosso envolvimento nesse viés”, esclareceu Danielli.

Outro segmento que tem ganhado a atenção da loteadora são imóveis nas áreas rurais. “A Soma tem no DNA dela essa vanguarda de explorar outros segmentos, que não só ficar atrelado ao loteamento residencial, e esse movimento está se mostrando cada vez mais forte. Muitas novidades estão por vir”, completa a diretora.

 

Jornada de inovação

Agora, a Soma Urbanismo celebra um novo marco em sua jornada de inovação com o recém-lançamento do Corporate Venture Capital, o SomaVC. Trata-se de uma estratégia onde empresas investem em startups, equilibrando riscos e oportunidades, com o objetivo de alcançar retornos não apenas financeiros, mas também estratégicos.

“O SomaVC simboliza a dedicação da Soma Urbanismo em descobrir startups de alto potencial e alavancar o seu crescimento, fornecendo recursos financeiros, know-how e conexões de mercado. Tudo isso, claro, com o intuito de promover o progresso não apenas financeiro, mas também estratégico” – pontua a analista de inovação da Soma, Morgana Zanetti.

A tese de investimento é definida pelos sócios e executivos do Grupo e monitorada pelo Comitê de Investimento e Sinergia. A operação do CVC é realizada pela área de inovação em colaboração com a consultoria externa Bbutton Ventures, uma Advisor de Investimentos especializada em micro CVCs. Juntos, eles são responsáveis por originar investimentos, gerar sinergia com as empresas investidas e desenvolver projetos.

O SomaVC representa um marco na busca contínua da Soma Urbanismo por inovação e na criação de parcerias estratégicas para moldar o futuro do setor da construção civil, loteamentos e mercado imobiliário. Com esta iniciativa, a Soma Urbanismo está mais do que pronta para abraçar as mudanças do mercado e liderar o caminho rumo a um futuro mais inovador e sustentável.

 

 

Desenvolvimento de aplicativos

 

A equipe da área de Melhoria Contínua gerencia uma série de projetos de tecnologia. A exemplo, o APP de vendas, o Soma Corretor, cujo objetivo principal é impactar positivamente o processo de vendas, disponibilizando uma solução que coopere com o dia a dia dos corretores e da área comercial. Uma das iniciativas é o aplicativo para corretores, desenvolvido pelos parceiros da Shift Sistemas.

“As funcionalidades do app estão relacionadas a toda etapa do processo de venda. O corretor consegue cadastrar os dados do cliente, anexar as fotos e os documentos relacionados. Consegue, também, selecionar o empreendimento, com todas as informações sobre ele, sobre o lote, sua disponibilidade, suas metragens e valores e, depois que ele realizar a venda, também consegue acompanhar o status de como ela está”, explica Raphael Pinheiro, coordenador do setor de Melhoria Contínua.

A principal vantagem do app, além da tecnologia e de trazer um processo de compra/venda mais seguro, inclusive quanto a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é poder proporcionar a transformação digital no processo de vendas: “é tecnologia, transparência, transformação digital, melhoria, inovação e experiência do usuário reunidos em um só lugar”, segundo o coordenador.

Já para os clientes, o fato de poderem ver que as suas informações confidenciais não estão indo para um pedaço de papel, que pode se perder, passar entre muitas mãos, entre outros, traz mais segurança, agilidade, confiança e credibilidade para a negociação.

“Contemplamos todos os empreendimentos da loteadora no aplicativo, o que torna muito mais fácil para a Soma, por exemplo, chegar em uma nova cidade e treinar os corretores de lá. Com ele, demos um passo muito importante também para o nosso futuro, inclusive, pensando em plugar novos produtos e serviços, e transformar tudo em uma extensão única do processo de atendimento da Soma e dos parceiros com que ela se relaciona”, conclui Raphael.

Foto do destaque: Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here