A greve geral de servidores municipais está mantida para começar na manhã desta quinta-feira (1°). A afirmação é do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Mateus (Sindserv), Herikson Locatelli Mattos. “Vai acontecer a greve e é greve geral, de todos os servidores”, detalha o sindicalista.

Herikson ressalta que os servidores estão sendo orientados de acordo com o que preconiza a lei sobre o exercício de greve. “A Lei 7.783 de 1989, nos artigos 10 e 11, que garante o funcionamento dos serviços essenciais para que a população não seja prejudicada” – afirma.

Para o Comitê de Liberdade Sindical da Organização Internacional do Trabalho (OIT), as atividades essenciais são aquelas que refletem diretamente na sociedade cuja interrupção pode pôr em perigo a vida, a segurança ou a saúde da pessoa, em toda ou parte da população.

E frisa que, na área da Saúde, nenhum setor será fechado. “Estou passando nos locais e colhendo assinaturas de quem estamos orientando. Não é para fechar e prejudicar a população” – frisa.

 

SEM AULAS

Já na Educação, o cenário é diferente. De acordo com Herikson, toda a rede municipal de ensino deve parar nesta quinta. Portanto, não deve haver aulas nas escolas municipais.

Herickson acredita que uma reunião deve acontecer na tarde desta quinta com representantes do Executivo e com participação de integrantes do Legislativo para tentar um acordo com os servidores.

 

PREFEITURA

Acionada pela Reportagem, a Prefeitura afirma que reuniu o secretariado municipal na tarde desta quarta (31) e está preparando uma resposta, que será publicada assim que ela for recebida pela Redação.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here