A 12ª edição do Simpósio do Produtor de Conilon acontece nesta sexta-feira (1º de dezembro), no auditório do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes). Realizado desde 2012, o simpósio atrai cafeicultores, estudantes, pesquisadores, engenheiros agrônomos e técnicos do segmento, além de apreciadores de café.

De acordo com a programação, neste ano também acontece o 1° Simpósio de Pesquisas e Tecnologias em Coffea Canephora nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Estão programadas apresentações orais de trabalhos, exposições de posteres e palestra com o engenheiro agrônomo especialista da moderna cafeicultura brasileira, José Braz Matiello.

Para participar do simpósio, além de se inscrever, o participante deve entregar dois quilos de alimentos não perecíveis. A entrega pode ser realizada no momento do check-in. “Todo alimento arrecadado será destinado a uma instituição de caridade”, sustenta o Ceunes.

O 12º Simpósio do Produtor de Conilon no Ceunes acontece junto com o 1º Simpósio de Pesquisas e Tecnologias em Coffea Canephora.
Foto: TC Digital

As inscrições para participar do Simpósio estão abertas e podem ser feitas de forma online no portal do Centro Universitário. Ainda conforme a programação, o simpósio é a chance de se atualizar sobre as últimas tendências e trocar experiências com especialistas, além de contribuir para uma causa social.

O 12º Simpósio do Produtor de Conilon é uma iniciativa do Núcleo de Excelência de Pesquisa em Café Conilon da Ufes, em parceria com a Empresa Júnior de Agronomia (Projagro), ambos sediados no Centro Universitário Norte do Espírito Santo.

 

PROGRAMAÇÃO

 

São Mateus – O 12º Simpósio do Produtor de Conilon tem abertura prevista para as 7h30 com a inscrição presencial. Na sequência, café com prosa, exposição de pôsteres de trabalhos de pesquisa e solenidade de abertura.

Às 9h está prevista o início das explanações, sendo elas sobre Pesquisas em Coffea canephora no Brasil com o professor Fábio Luiz Partelli, Empreendedorismo na propriedade rural com o diretor da Robusta Coffea Stênio Orletti e Agroeconomia e conformidade legal no trabalho rural: desafios e perspectivas com o desembargador do TRT-ES Valério Soares Heringer.

Ainda pela manhã, homenagens aos cafeicultores Geraldo Soares Colombi (São Gabriel da Palha), Edgar Bastianello (Nova Venécia) e Gerson Cosme (Jaguaré), além de debate com a advogada trabalhista Alice Cardoso e o presidente da Coabriel, o cafeicultor Luiz Bastianello.

A programação tem sequência à tarde, a partir das 13h20, com palestras sobre Colheita eficiente/Quando colher com perda mínima? (com o engenheiro agrônomo Henzo Pezzin Salvador), Terroir do Conilon: um programa de qualidade (com o professor do Ifes, Lucas Louzada Pereira).

Também haverá apresentação de experiências de sucesso de cafeicultores com Luiz Cláudio de Souza, de Muqui, (Conilon de qualidade) e Rodrigo Frota, de Vila Valério, (Colheita com automotriz).

Na sequência, debate com o engenheiro agrônomo do Incaper, Bruno Pella, e o presidente da Cafesul, Carlos Renato Alvarenga Theodoro.

Foto do destaque: TC Digital

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here