O Painel Covid-19 do Espírito Santo mostra que as curvas da 4ª onda da pandemia no Estado e também em São Mateus estão em queda. Os dados foram apresentados nesta semana pelo secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes.

Ele destaca que o Espírito Santo vive uma fase de “recuperação da curva de casos observados pela covid-19 e momento de estabilização de internação e óbitos”. Nésio frisa ainda que houve uma queda de 40% no número de casos registrados na semana passada em relação à semana anterior.

De acordo com o secretário da Saúde, o momento de queda na curva de casos está caracterizado também pela queda na procura pela testagem, além de um menor índice de casos positivados do total de testes realizados. Ele explica que a Sesa identificou que houve, na semana passada, percentual de positividade de 44,82% do total de testes realizados no Estado. Na semana anterior, segundo Nésio, a positividade era de 51,6% no total de testes realizados.

Leia também:   Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Outra característica apresentada pelo secretário é a baixa procura por leitos de enfermaria e de UTI de covid no sistema público de saúde e na rede privada do Espírito Santo. “Observamos uma diminuição na procura de pacientes sintomáticos pelo serviço de saúde e redução na solicitação de leitos no Estado. Saímos de 91 solicitações no dia 2 de fevereiro para 40 no dia de hoje [8 de fevereiro]”.

No entanto, o Estado ainda possui uma taxa de ocupação hospitalar oscilando acima dos 80%, mesmo diante da abertura de novos leitos.

 

INVESTIGAÇÃO

O secretário da Saúde afirma que a Sala de Situação, responsável pelas investigações da pandemia no Estado, é uma das melhores do País. Ele garante que as mortes que ocorrem no Estado são investigadas com precisão.

“Ainda temos, infelizmente, um número muito alto de óbitos. Reconhecemos os óbitos principalmente na população idosa, com cerca de 70% do total ocorrido neste ano no Estado”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here