Por

Claudio Caterinque

Repórter

A sensação térmica, que é a forma como os nossos sentidos percebem a temperatura do ar, pode ficar abaixo dos 10ºC no sábado (31), segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ainda de acordo com os dados, a temperatura mínima prevista para sábado é de 13ºC.

No meio da tarde desta quinta-feira, a temperatura chegou a 21ºC. No entanto, a sensação térmica ficou em 15,3ºC, segundo o Inmet.

Esses são os efeitos de uma onda de frio que avança pelo Brasil desde quarta-feira (28), com previsão de se estender até o domingo (1º de agosto).

Nesta quinta-feira (29), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) emitiu um aviso meteorológico especial prevendo queda acentuada da temperatura e ocorrência de geada no Espírito Santo.

De acordo com o Incaper, a temperatura deve cair de maneira acentuada no Espírito Santo nos próximos dias. O aviso meteorológico emitido pela Coordenação de Meteorologia do Instituto prevê condições favoráveis para formação de geada nos trechos de altitude elevada, onde a sensação térmica aparente pode ficar inferior a 0 °C, sob condições específicas de combinação entre temperatura do ar e a velocidade do vento.

Leia também:   Chuva faz Rio Grande do Sul declarar estado de calamidade pública

O aviso meteorológico é válido até domingo. “A passagem da frente fria pelo Estado, desde a noite de quarta traz uma forte massa de ar de origem polar, que poderá provocar uma onda de frio intenso em várias regiões do Brasil. Nesta quinta, as nuvens aumentam e houve chuva fraca em todas as regiões capixabas” – detalha o Instituto.

 

SÃO MATEUS

Em função da previsão de queda das temperaturas, a Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social de São Mateus já estão em alerta. De acordo com a coordenadora da Defesa Civil, Danúbia dos Santos Henriques, em razão dos fortes ventos costeiros, um alerta foi emitido pela Marinha do Brasil prevendo ondas de até 5 metros em alguns pontos do litoral norte capixaba.

 

Foto: Divulgação

Já a secretária de Assistência Social, Marinalva Broedel, afirma que a Prefeitura realiza acompanhamento permanente das populações mais vulneráveis ao frio do Município, como moradores em situação de rua e de bairros periféricos, com apoio a campanhas de agasalhos e outras ações de distribuição de alimentos, por exemplo.

Leia também:   Governo do Estado anuncia novos investimentos em Boa Esperança

 

 

Previsão das menores temperaturas do ano

 

Vitória – Coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ramos, destacou que, na ocasião da passagem do sistema frontal, o vento muda de direção e começa a acelerar, podendo ocorrer algumas rajadas fortes, acima dos 50km/h, por todas as regiões capixabas.

“A massa de ar que acompanha a frente deverá injetar ar frio, que contribui para a queda significativa das temperaturas” – completou.

Há previsão de que nestes dias ocorram as menores temperaturas máximas do ano em todas as regiões do Estado, com queda de até 10°C em relação às máximas observadas no meio da semana.

Nesta sexta-feira, a nebulosidade associada à passagem da frente fria se dissipa e há expectativa para a madrugada mais fria do ano em alguns pontos, em função da forte queda nas temperaturas no período noturno.

“Essas condições de temperaturas amenas são favoráveis para a ocorrência de fenômenos como geada, principalmente em regiões de altitude elevada, acima de 800 metros de altitude”, explicou Ramos.

Leia também:   Governo do ES anuncia reajuste linear de 4,5% no salário dos servidores do Executivo Estadual

 

TEMPO NO FIM DE SEMANA

Para este final de semana, a previsão inicial aponta para a ocorrência de chuva fraca nas cidades mais próximas ao litoral, ocasionadas pela presença da umidade trazida pelos ventos costeiros. Em virtude das madrugadas amenas, ainda persiste o risco de formação de geada nas regiões de altitude elevada.

“A coordenação de Meteorologia reforça que todas as medidas de proteção adequadas devem ser adotadas, a fim de minimizar prováveis transtornos associados ao tempo frio. Em caso de perigo iminente, recomenda-se entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil” – complementa o Incaper.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here