Em especial para os católicos, o Dia de Finados, celebrado nesta quinta-feira (2), é para lembrar, orar, interceder pelas almas dos familiares e entes queridos falecidos. Em torno da data existe um mito –ou seria verdade– de que sempre chove no Dia de Finados.

Uma das versões populares para justificar a chuva que cai no feriado de 2 de novembro é que “chove nesse dia porque toda a tristeza das pessoas que perderam um ente querido sobe ao céu e desce em forma de chuva para lavar toda a mágoa de quem ficou”, obviamente uma alegação de cunho religioso onde as pessoas associam chuva à tristeza.

A explicação técnica apresentada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), aponta que a chuva em Dia de Finados é muito mais comum em regiões de clima tropical, como o Brasil, por exemplo. “Durante o mês de novembro, estamos na Primavera que é uma estação de transição entre o Inverno seco e o Verão chuvoso. Então, existe probabilidade de chuva. Assim, a chance de chover em grande parte do Brasil é realmente alta. Só que isso não é regra” – afirma.

Leia também:   Dados da Sesa indicam que pico da dengue já passou no ES

De acordo com o Incaper, no Espírito Santo, o mês de novembro é considerado –baseado em na climatologia de 1984 a 2014–, o segundo mês mais chuvoso do ano na maior parte do Estado, só ficando atrás de dezembro.

“Como estamos em época de chuvas, estatisticamente a probabilidade de que seja observada chuva no dia 2 de novembro é a mesma que aquela calculada para os dias 1 e 3 de novembro, por exemplo” – frisa.

O Incaper detalha que um levantamento feito nas séries históricas de dados de chuva da capital capixaba, Vitória, nos últimos 40 anos de dados observados, foram constatados 19 feriados de finados com chuva, ou seja, em aproximadamente 50% dos feriados de finados choveu. Logo, existe igual probabilidade de ter chuva ou não, no dia de Finados.

 

E neste ano de 2023, como será?

Em São Mateus, segundo o Incaper, o Dia de Finados será de Sol entre nuvens e sem previsão de chuva. As temperaturas variam entre mínima de 23°C e máxima de 30°C. Há chance de chuva fraca e passageira no sul e nas regiões Serrana e na Grande Vitória.

Leia também:   Polícia Penal do Espírito Santo lança novo portal na internet

 

TEMPO NO FERIADÃO

Na sexta-feira (3), previsão de chuva fraca e passageira no início do dia com predomínio de Sol, sem possibilidade de chuvas nos demais horários em São Mateus. As temperaturas no Município variam entre mínima de 23°C e máxima de 31°C.

Predomínio de Sol ao longo do dia pelo Estado. As temperaturas diurnas aumentam um pouco mais por todas as regiões capixabas. O vento volta a acelerar pelo litoral.

Segundo o Instituto, no sábado (4), o Sol predomina ao longo do dia pelo Estado e as temperaturas aumentam mais em todas as regiões capixabas. A partir da tarde, áreas de instabilidade provocarão pancadas de chuva em todo território do Espírito Santo podendo vir acompanhadas de raios e rajadas de vento.

No domingo, o Incaper prevê mudanças nas condições do tempo no Estado devido a rápida passagem de uma frente fria. As nuvens aumentam em todo o Espírito Santo com previsão de chuvas ocasionais durante a manhã. O calor diminui em todas as regiões.

Leia também:   Secretaria da Fazenda disponibiliza novo módulo para MEIs no aplicativo Nota Fiscal Fácil – NFF

 

 

Foto: Secom-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here