Com o tema Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, acontece nos dias 17 a 26 em São Mateus e Linhares a 20ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A realização é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), por meio de edital.

A mestre em Ciência, Tecnologia e Educação, Cícera Isaany Chaves Batista, foi a vencedora do edital do CNPq nas edições de 2022 e 2023. Ela coordena o projeto que será executado em âmbito intermunicipal. “Vamos realizar diversas ações para difundir a tecnologia e ciência. Oficinas como a de compostagem voltada para professores da educação básica, eventos lúdicos para as crianças, oficinas de sabão, entre outras atividades. As inscrições estão abertas para todas as pessoas da comunidade academia ou que tenham interesse pelo assunto, independente do grau de instrução” – explica.

Cícera ressalta que convidou a equipe do projeto Ciência e Cidadania, desenvolvido no Ceunes, para executar as oficinas. Com o suporte do grupo é possível entregar a certificação aos participantes e também usar o espaço do Centro Universitário.

A mestre em Ciência, Tecnologia e Educação, Cícera Isaany Chaves Batista, foi a vencedora do edital do CNPq nas edições de 2022 e 2023.
Foto: Divulgação

“Entre outras ações, durante a semana, faremos uma visita ao Jardim Botânico do Ceunes, guiada pelos alunos para professores da educação básica de Ciências da Natureza, além de realizar plantio de mudas”, afirma.

Na opinião dela, o mundo passa por um momento em que a economia sustentável está em alta. “Ações como as que serão desenvolvidas em todo o País na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia são importantes para conscientizar a população sobre a importância de se fazer ciência voltada para as questões de sustentabilidade”.

“É importante difundir que ciência pode ser feita com materiais simples, com oficinas e atividades comuns do nosso cotidiano. Muitas vezes acreditamos que ciência só é feita em uma academia, num laboratório de pesquisa. Espalhar ciência nos diversos níveis econômicos para pessoas de menor poder aquisitivo, mulheres principalmente, é necessário para que todos tenham interesse em trabalhar e desenvolver novas tecnologias para ajudar a sociedade e construir um futuro melhor, com mais qualidade de vida” – enfatiza.

 

PROGRAMAÇÃO

 

A abertura das atividades está prevista para o dia 17, às 14h, com Teatro na Praça Vinicius Cavaleiro Mileri, em Guriri. No dia 18 acontece oficina de montagem de compostagem caseira com os professores Rogério e Francisco, no Ceunes, das 09h às 13h30. As atividades retornam pós almoço com uma visita guiada pelo Jardim Botânico. O plantio de mudas está previsto para as 15h.

No dia 19 as atividades acontecem em Regência, Linhares, com oficinas de sabão caseiro, ministrada pela professora Bárbara, e de montagem de compostagem caseira com os professores Rogério e Francisco.

O encerramento será no Ceunes com programação das 9h às 12h, na Mostra de Profissões, no dia 26.

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here