Garantindo as aprendizagens essenciais dos estudantes e respeitando as especificidades do território capixaba, um novo currículo para o Espírito Santo foi elaborado pela Secretaria Estadual da Educação (Sedu), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-ES). Nesta quinta-feira (1°), foi realizada a entrega do documento curricular ao Conselho Estadual de Educação (CEE) e à União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), para implantação nas escolas de todo o Estado.

Elaborado por profissionais da educação e com a sociedade civil, o documento apresenta estruturas e propostas organizadas da educação infantil e do ensino fundamental e servirá de referência para os currículos municipais e das escolas particulares, explica a assessoria da Sedu.

“Entregamos o documento curricular do Espírito Santo para que os conselhos possam fazer a análise. Foi uma construção muito positiva, o Estado trabalhando com os municípios, para que a gente possa construir uma escola cada vez mais contemporânea e atrativa para os nossos estudantes. A elaboração do novo currículo traz a necessidade de um trabalho mais colaborativo dos professores, buscando que os estudantes sejam cada vez mais pesquisadores e menos ouvintes” – destacou o secretário estadual da Educação, Haroldo Rocha.

Leia também:   Homem foragido e investigado pela Polícia como membro do PCC é preso em São Mateus

Para Vilmar Lugão, presidente da Undime Espírito Santo, “este é um momento gratificante, pois há exatamente um ano estávamos discutindo o quão importante era a realização desse trabalho. Fizemos uma etapa e agora é a vez dos conselhos fazerem as análises, para um próximo passo ainda mais importante que é a implementação do novo currículo nas escolas”.

A cerimônia desta quinta-feira contou com a presença de profissionais da educação, do presidente da Uncme Júlio César Alves dos Santos e da presidente do Conselho Estadual de Educação Maria José Cerutti, além de secretários municipais de Educação e demais conselheiros. Na ocasião foi assinada a portaria que cria a Comissão Estadual de Implementação do Currículo do Espírito Santo.

DUAS FASES

Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Espírito Santo trabalhou para construção do novo currículo capixaba, em duas fases: elaboração em regime de colaboração com a Undime-ES e duas consultas públicas que totalizaram mais de 10 mil contribuições. Após apreciação do Conselho Estadual de Educação, o documento será finalizado para implantação nas escolas de todo o Estado.

Leia também:   Homem é baleado em São Mateus

Vitória–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here