Secretários municipais de Saúde do norte do Espírito Santo participam, nesta quinta-feira (5), de uma reunião na Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), em Vitória. Em entrevista à Rede TC, os titulares da pasta em Pedro Canário e Conceição da Barra afirmaram que o objetivo é buscar informações sobre o novo coronavírus para enfrentar esta ameaça nos municípios.

Secretária de Saúde de Pedro Canário, Andréia Santos afirma que, até a tarde de terça-feira (3), ainda não havia sido registrada nenhuma suspeita do vírus no Município. Ela detalha ainda que todas as equipes de saúde seguem as orientações passadas pela Sesa, por meio da Superintendência Regional de Saúde, e, também, pelo Ministério da Saúde, de quais procedimentos adotar em caso de suspeita. Conforme Andréia, em caso de qualquer notificação, as equipes são avisadas em tempo real para iniciar a investigação.

Pedro Canário está localizado na divisa dos estados do Espírito Santo e da Bahia, porém a secretária de Saúde do município capixaba, Andréia Santos, não demonstrou preocupação com possível ‘importação’ de casos suspeitos do estado vizinho. Foto: Reprodução

Pedro Canário está localizado na divisa dos estados do Espírito Santo e da Bahia, e das regiões Nordeste e Sudeste. A secretária Andréia Santos disse que o Município recebe muitos pacientes do estado vizinho, porém não demonstrou preocupação com possível ‘importação’ de casos suspeitos. Conforme boletim apresentado pela Secretaria de Saúde da Bahia, o Estado registrou até a tarde desta quarta-feira 66 casos suspeitos de coronavírus, sendo que 46 foram descartados e 20 seguiam aguardando resultado.

Leia também:   Flamengo arranca vitória sobre o Bahia para liderar o Brasileiro

CONCEIÇÃO DA BARRA

Secretário de Saúde de Conceição da Barra, Júlio Cesar Baldoto informou que não houve, até a manhã desta quarta (4), nenhuma notificação de caso suspeito de coronavírus no Município. Conforme o secretário, o Município também segue os protocolos de atendimento orientados pela Sesa por meio do plano de ação estadual. “Estamos com o alerta ligado. Temos uma equipe gestora que discute as patologias, como a que está ocorrendo no momento, com orientações aos profissionais de como proceder em cada caso” – frisou o secretário

Júlio Cesar confirmou as presenças dele e da coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município na reunião desta quinta-feira na Sesa, em Vitória.

SESA

No final da tarde desta quarta-feira, a Sesa informou que o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, realiza reuniões periódicas com secretários municipais de Saúde, além de epidemiologistas, diretores de hospitais e outros profissionais da Saúde. Porém a Sesa não comentou, até o fechamento desta edição, sobre a reunião com os secretários municipais de Saúde desta quinta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here