A secretária Marinalva Broedel Machado de Almeida relata que a Secretaria Municipal de Assistência Social manterá ações permanentes de prevenção ao suicídio. O encerramento oficial da campanha Setembro Amarelo, que teve o tema Conversando sobre a vida, foi realizada na manhã desta sexta-feira (5), com abraço coletivo na Praça Vinícius Mileri e caminhada por ruas e avenidas do balneário de Guriri.

“As ações seguem fluentemente nos nossos serviços no Centro de Referência Especializado de Assistência Social e no Centro de Atenção Psicossocial. Também quem souber, vivenciar ou presenciar uma situação de risco de suicídio pode procurar esses serviços e o setor de saúde mental do Município” – reforça Marinalva. Ela explica que o objetivo é identificar pessoas com problemas de depressão e emocionais, para que profissionais, como psicólogos e assistentes sociais, tentem reverter o quadro e evitar o suicídio.

A secretária de Assistência Social frisa que a campanha Setembro Amarelo iniciou no mês de agosto, com mobilização e articulação da rede de atendimento e planejamento. Em setembro foram realizadas palestras e ações de valorização à vida nas escolas Wallace Castello Dutra, Guriri, Herinéa Lima Oliveira, Dr. Arnóbio Alves de Holanda e Ouro Negro e no Centro de Educação Infantil Municipal Ovelhinha.

Leia também:   Passagem de frente fria nesta semana deve derrubar temperaturas em São Mateus

A caminhada teve a participação dos profissionais da rede de assistência e das escolas que foram mobilizadas e receberam as atividades em setembro. Marinalva reforça que o Município está preocupado com a questão do suicídio, embora não disponha de números oficiais. Ela relata que no Estado foram registradas 184 vítimas em 2017.

São Mateus–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here