A área de restinga em um trecho de dois quilômetros, a partir das proximidades do parque aquático Guriri Beach, no sentido norte da orla de Guriri, começou a ser recuperada com o plantio de mais de 500 mudas nativas nesta semana. As informações são do secretário municipal de Meio Ambiente Ricardo Lousada.

Em mensagem à Rede TC de Comunicações, ele destaca que as mudas são de diversas espécies da própria restinga local, “com destaque para o Coqueiro Guriri, que pela primeira vez estamos conseguindo plantar” – frisa. Além da recuperação da restinga, a Secretaria também está realizando o cercamento da área para evitar a degradação por ação humana.

De acordo com o secretário, é comum a Secretaria de Meio Ambiente solicitar que os empreendimentos privados do Município deem uma contrapartida para a melhoria do meio ambiente. “Seja por meio de cercamento de áreas de preservação, de doação de mudas ou placas de sinalização de áreas de preservação, ou de proibição de descarte de lixo ou entulho. Esse cercamento foi uma condicionante ambiental estabelecida no licenciamento de um loteamento que está sendo instalado nas proximidades do Tamar” – detalha.

Segundo Ricardo, a recuperação da área faz parte de um acordo feito pela Prefeitura com o Ministério Público Federal e órgãos ambientais para a ampliação e revitalização da orla. “Trata-se do cercamento e recuperação de toda a restinga da orla urbana de Guriri. As mudas foram doadas pelo Jardim Botânico Palmarum [do Centro Universitário Norte do Espírito Santo]” – reforça.

O secretário ressalta ainda que outros trechos receberam cercamento com o apoio de grandes empresas instaladas no Município, como a Seacrest, Oxford, Petrobras e outras. “Temos ainda o cercamento do lado norte até a divisa com Conceição da Barra a ser feito pelo lado da praia, a qual a Petrobras é que vai arcar com os custos também a título de compensação ambiental”, enfatiza.

Ele complementa que será realizada também a reforma de toda a cerca da área central de Guriri, na faixa de areia, com os materiais arrecadados com pequenas empresas a título de compensação e de condicionante ambiental.

 

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here