Anteriormente destinadas à capital Vitória, as doses da Pfizer/BioNTech passarão a atender o público de gestantes e puérperas capixabas de outros municípios. São Mateus é um dos 14 municípios que receberam o imunizante para a vacinação deste público-alvo.

Também estão contemplados os municípios de Aracruz, Linhares, Santa Teresa, Serra, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guaçuí, Guarapari, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitoria. A distribuição estava prevista para iniciar ontem.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, a organização da vacinação deste público-alvo será das gestões municipais, com articulação entre as cidades polos. “A orientação, por parte da Secretaria da Saúde, é que sejam feitas estratégias mistas, com a participação de equipes volantes nos demais territórios ou levando-as aos pontos de vacinação dos 14 municípios contemplados” – orienta.

A Sesa explica ainda que a logística de distribuição das doses da Pfizer se deve às especificidades do imunizante, em especial ao armazenamento e manejo.

“O Espírito Santo continuará com a suspensão de vacinação às gestantes e puérperas com doses da Oxford/Fiocruz, também conhecida como AstraZeneca. Grávidas e puérperas com e sem comorbidades passarão a receber doses da vacina Pfizer” – frisa a Sesa.

Leia também:   Senado aprova financiamento para prevenir desastres naturais no Estado

 

MAIS VACINAS

Ontem o Espírito Santo recebeu mais 117.450 doses de vacinas contra o novo coronavírus. Foram 65.200 doses da Coronavac e 52.250 doses da Oxford/Fiocruz, pertencentes à continuação da 19ª remessa do Ministério da Saúde. A distribuição das doses aos municípios estava prevista para iniciar ontem.

Os imunizantes da Coronavac serão destinados à aplicação de segunda dose da população que se encontra com esquema vacinal superior a 28 dias.

“O Brasil vive em um cenário de escassez de doses da vacina Coronovac, devido ao desabastecimento do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) pelo Instituto Butantan, o que acarretou no comprometimento da distribuição das segundas doses em todo território brasileiro, inclusive no Espírito Santo” – complementa a Sesa.

 

Foto do destaque: Ascom-SesaES/Divulgação

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here