As notificações de casos de dengue em São Mateus no primeiro semestre de 2023 chegaram a 2.813. Só na semana passada –de 18 a 24 de junho– foram realizadas 88 notificações. Os dados foram apresentados à Rede TC de Comunicações pela Vigilância Epidemiológica de São Mateus.

Conforme os dados enviados pela Vigilância Epidemiológica das 2.813 notificações, 999 casos foram confirmados e 333 estão em investigação. O restante das notificações, 1.481, não tiveram a confirmação de dengue.

Dos casos confirmados, 87,45% evoluíram para cura, entretanto, dois óbitos foram confirmados.

A incidência de dengue em São Mateus está classificada como média, com 243,63 casos por 100 mil habitantes.

Segundo os dados da Vigilância Sanitária de São Mateus, somente em Guriri, as unidades de saúde registraram 262 notificações de dengue desde o início do ano. Dessas, 146 foram confirmadas e 53 descartadas.

Outras unidades que também apresentaram números elevados de registros foram as dos bairros Sernamby, com 101 confirmações, e Litorâneo, 59, além de Nestor Gomes com 75.

Leia também:   Sesc São Mateus reforça coleta de doações do ES para o RS
Guriri é a localidade onde foi registrada a maior quantidade de notificações de dengue em São Mateus. Foram 262 registros com 146 casos confirmados, o que deixa a Vigilância Sanitária em alerta.
Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

Sintomas e recomendações

Conforme a enfermeira Lorena Bernardina Frota, ações preventivas e educativas relacionadas à dengue são realizadas pela Vigilância Ambiental e Educação Permanente. Ela orienta que o paciente, ao apresentar sintomas, deve procurar a unidade de saúde para ser acompanhado pela equipe, onde são fornecidos exames laboratoriais para confirmação do diagnóstico.

“Paciente com febre com duração máxima de sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: cefaleia, dor retro orbital, mialgia, artralgia, prostração, exantema e com exposição à área com transmissão de dengue ou com presença de aedes aegypti nos últimos quinze dias, devem procura uma unidade de saúde” – reforça.

 

Espírito Santo já notificou  mais de 147 mil casos neste ano

Conforme o 25º Boletim Epidemiológico disponibilizado pela Secretaria Estadual Espírito Santo (Sesa), referente ao período de 1º de janeiro a 24 de junho de 2023, foram notificados 147.836 casos de dengue no Estado com incidência de 3.678 casos por 100 mil habitantes.

A Sesa detalha que foram confirmados 70 óbitos neste período no Espirito Santo.

Leia também:   Anunciada a conclusão de praça no Bairro Boa Vista

A Sesa ressalta que a taxa de incidência é um importante indicador de alerta e ajuda a orientar as ações de combate à dengue.

De acordo com os dados disponibilizados pela Sesa, os únicos municípios com baixa incidência de casos são: Jaguaré, Santa Leopoldina, Rio Novo do Sul, Ibiraçu, Boa Esperança, Atílio Vivácqua, Santa Maria de Jetibá, Iconha, Irupi, Governador Lindenberg, Dores do Rio preto, Vila Valério, São Roque do Canaã e São José do Calçado.

No norte do Estado, Montanha, Pedro Canário, Mucurici e Nova Venécia fazem parte do grupo de municípios classificados com incidência alta de dengue. Já São Mateus, Pinheiros, Conceição da Barra e Ponto Belo estão com incidência média.

 

PREVENÇÃO

A Secretaria da Saúde dá dicas de como prevenir para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.

São elas: limpar o quintal jogando fora o que não é utilizado; tirar água dos pratos de plantas; colocar garrafas vazias de cabeça para baixo; tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água; manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas; escovar bem as bordas dos recipientes de vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água e mantê-los sempre limpos.

Leia também:   Harpia representará o norte do Estado no Campeonato Capixaba Feminino de futebol

Foto do destaque:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here