A pandemia de coronavírus deu sinais de recuo em São Mateus, conforme os dados de óbitos e de casos confirmados registrados no mês de junho no Painel Covid-19 do Espírito Santo. Em relação ao mês de maio, o Município apresentou redução de 43,33% nas mortes em junho em decorrência da doença. Já na quantidade de casos confirmados houve diminuição de 35,86% no mês de junho em relação a maio.

De acordo com os dados observados no início da tarde de ontem, que ainda podem sofrer alterações em atualizações futuras da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), São Mateus registrou em junho 17 mortes, sendo 13 a menos que em maio, que teve um total de 30 óbitos computados. Em relação aos casos confirmados, foram registradas 1.500 pessoas positivadas no quinto mês do ano contra 962 no sexto.

O Espírito Santo apresenta um percentual de redução menor de casos confirmados em junho. Em relação a maio, o recuo foi de 31,34%, registrando 39.761 em maio e 27.299 em junho. Já em novos óbitos, a queda é de 52,07%, sendo 1.204 em maio e 577 em junho.

Leia também:   Força integrada faz operação contra tráfico e lavagem de dinheiro no Espírito Santo

A pandemia do novo coronavírus em São Mateus neste ano de 2021 mostrou maior agressividade na transmissão nos meses de janeiro (1.207 casos e 31 mortes), abril (1.382 casos e 28 mortes) e maio (1.500 casos e 30 mortes). Por outro lado, os meses de fevereiro (717 casos e 16 mortes) e junho (962 casos e 17 mortes) foram os menos agressivos. Em março, quando houve a quarentena decretada pelo Governo do Estado e que durou até o início de abril, foram registrados 1.132 casos e 17 mortes.

Follador reforça importância da vacinação

O avanço da vacinação no Município, o trabalho de testagem rápida e o controle com isolamento de infectados são apontados pelo secretário municipal de Saúde, Henrique Follador, como fatores que possibilitaram a redução expressiva na quantidade de novos casos e óbitos por covid-19 em São Mateus.

O secretário destaca que o Município já está imunizando o grupo de pessoas com idade acima de 38 anos. “A imunização, com certeza, está diminuindo os casos graves da doença naquele público que tinha de 50 anos acima. E estamos avançando na primeira dose nos públicos mais jovens, que mais circulam” – reforça Follador.

Leia também:   Polícia Militar detém dois e apreende maconha em São Mateus

Além disso, ele frisa que o serviço de testagem rápida em unidade móvel implantado no Município pelo prefeito Daniel Santana, percorrendo os bairros e comunidade rurais, também tem surtido efeito.

Follador afirma que a perspectiva é de que a desaceleração da quantidade de infectados e de óbitos continue em julho e nos próximos meses em decorrência do avanço da vacinação.

RETOMADA

Diante do cenário de redução, a Secretaria Municipal de Educação se prepara para a retomada de aulas presenciais, de forma híbrida. Foram iniciadas ainda as articulações em torno das comemorações do Dia da Consciência Negra, que ocorre em novembro. O retorno gradativo das atividades esportivas também já está sendo trabalhado na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. As competições esportivas oficiais do Município estão paralisadas desde o Verão de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here