Escolas e creches da rede municipal de ensino estão com programação extensas de festas em homenagem a Santo Antônio, São Pedro e São João que se estendem até o mês de agosto. Os arraiás contam com apresentações culturais, danças e comidas típicas.

Conforme o cronograma solicitado pela Rede TC de Comunicações à Secretaria Municipal de Educação, algumas unidades optaram por fazer as festas internamente, ou seja, apenas com os estudantes e as equipes pedagógicas, enquanto outras aproveitam o momento para interagir com as famílias dos alunos e outros convidados.

Tradicionais no Brasil, os festejos juninos, julinos e agostinos foram trazidos pelos portugueses logo nas primeiras décadas da colonização. Atualmente, em igrejas, escolas, associações –e até mesmo as mais intimistas familiares– a tradição é mantida com os festejos para celebrar os santos católicos.

Nos meses de junho, julho e agosto, o clima de animação invade os espaços escolares em São Mateus com decoração típica caipira.

No geral, as decorações contam com bandeirolas, balões, fogueiras, xadrez e chita são alguns elementos que enfeitam e ajudam a contar a história e fomentar a cultura por todo o País.

Arraia de junho a agosto na Educação

Já neste sábado (17) acontecem três arraias: a partir das 17h, no Ceim Paulo Freire (Bairro Vila Verde), na Escola Rural Região do Córrego Seco e na Escola Paulo Antônio de Souza (Paulista).

Na próxima sexta-feira (23) a Escola Roseli Pires Clemente (Seac) realiza arraia interno. No dia de São João, sábado (24), o Ceim XIII de Setembro (Córrego da Areia) abre a programação às 18h. A EPM Córrego do Rancho (Córrego Grande) também festeja no sábado.

No dia 30 de junho o Ceim São Pedro cai na dança com os festejos juninos.

JULHO

No mês de julho acontecem as festas julinas. No dia 7, às 18h, estão programados arraiás na EPM Divino Espírito Santo, no Ceim Carmelina Rios (Bairro Carapina) e na Escola Anedina Almeida Santos (Nova Lima).

No dia 8 acontece a 1º Festa Cultural na Escola Valério Coser (Coimex) a partir das 16h. Entram nas festivas também a EPM Córrego Seco e Alice Moreira Machado (Barra Nova), além das escolas Maria Francisca Nunes Coutinho (Nativo) e Almir Queiroz (Avenida Cricaré).

Em 13 de julho, a Escola Vila Verde inicia as festividades às 16h. A Escola Ouro Negro (Guriri) também faz a festa julina no dia 13, no entanto, será um arraiá interno. No dia 14 de julho, a festa acontece no Ceim Morada do Ribeirão a partir das 18h.

A EPM Patrimônio Córrego da Areia terá arraia interno no dia 14 de julho. Já a escola Zumbi dos Palmares começa a festa aberta, às 18h, no mesmo dia.

Ainda em 14 de julho, a Escola Rural São João Bosco (Córrego do Caboclo) fará festa interna. Neste dia, o Ceim Santo Antônio, começa a comemoração mais cedo, às 13h. A Escola Golfinho também comera a festa julina no dia 14 de julho.

Ainda em julho, a Escola Rural São Miguel (Estrada do Nativo de Barra Nova) e Ceim Andorinhas (Cacique) realizam as respectivas festas no dia 15.

AGOSTO

Em agosto ainda dá tempo de festejar e lembrar as tradições. As festas agostinas da rede municipal de Educação acontecem na Escola Bom Sucesso, dia 4, e na Escola Rural Campo Grande Baixo, no dia 5.

 

Foto de destaque: Divulgação

1 COMENTÁRIO

  1. Rapaz……Eu moro em São Mateus, há 45 anos, vindo da Bahia. Nunca deram a atenção merecida a tradicional festa junina que é puramente nordestina. E olhe que a Bahia está ao lado! Eu até conversei na época com o vereador André Nardotto (professor e amigo meu) para que montassem no parque exposição as barracas com suas respectivas escolas representadas. Tendo um fim semana para a festividade popular. Ganharia todos! Mas as mentes políticas mateense continuam as mesmas . E nada mudou, continua as voltas de 360graus nos pátios dos colégios sem nada há fazer senão comer e gastar! Fogueira? Nunca vi! Perdir até a noção do dia 24/06(São João), devido à inexistência de festividade do evento. Depois que o Rio de Janeiro começou a valorizar o evento, os “organizadores” municipais Capixaba começaram também? Poxa! Vamos ter mais pessoalidade própria, vamos ser mais capixaba independente e buscar evolução sem ser seguidor de estado nenhum.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here