As assinaturas de uma ordem de serviço e de uma Portaria Conjunta entre as secretarias de Meio Ambiente e de Educação, selaram nesta semana o início de uma nova etapa para a educação ambiental no Município.

A ordem de serviço, para a construção de fossas sépticas em todas as escolas da rede municipal, vem para adequar os prédios à legislação ambiental e dar destinação devida ao esgoto produzido em cada unidade, utilizando recursos da própria Prefeitura.

Conforme explica a Secretaria de Comunicação, “um passo considerável, uma vez que irá minimizar o impacto ambiental causado por 18 mil alunos e cerca de 3 mil servidores da Educação”.

Quanto à Portaria Conjunta, para o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Louzada, “dá início oficial à elaboração da política municipal de educação ambiental, que consiste, em princípio, num conjunto de iniciativas do poder público voltado para a formação de cidadãos conscientes da complexidade ambiental, com o objetivo de promover atuação responsável no enfrentamento das questões ambientais”.

Para o secretário de Educação, José Adilson Vieira, “a educação ambiental não é uma ação setorizada, mas transversal, envolvendo todos os setores da sociedade, inclusive a Comunidade Escolar”.

Leia também:   Adolescente portando maconha é apreendido pela PM neste domingo em São Mateus

“Se cada escola tem seu plano de ação, temos educação ambiental na prática em todas as escolas agindo como multiplicadores da consciência ambiental. É uma contribuição concreta da Educação mateense para a conservação do meio ambiente” – complementa.

O professor Marcos da Cunha Teixeira, coordenador do Laboratório de Educação Ambiental do Ceunes, participou do evento e parabenizou a Prefeitura. “Essa ação é pontual, mas de efeito duradouro. As políticas municipais de educação ambiental não podem ser apenas um ato de gabinete”.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here