Durante o fim de semana aconteceu em Guriri mais uma etapa do Projeto Praia Limpa, a Força da Coletividade. Foi o momento que os idealizadores e voluntários do projeto se uniram em um mutirão de limpeza nas areias da praia. Após a coleta e triagem do lixo recolhido, parte dos resíduos tornou-se matéria-prima para a criação de uma escultura montada na área central do balneário.

O artista plástico Thiago Rabelo e o mestre em ensino, biólogo e artista, Rafael Antunes, pensaram e deram forma à obra com o auxílio de voluntários engajados no Projeto Praia Limpa realizado pela Prefeitura de São Mateus por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e de parceiros. A ação aconteceu na manhã de domingo (3).

Thiago Rabelo explica que a ideia da escultura surgiu como forma de dar uma utilização aos materiais que foram recolhidos durante as ações de coleta do projeto Praia Limpa e foi pensada junto com a assessora para assuntos biológicos da Secretaria de Meio Ambiente, Tayne Aguiar.

“Ela levou a proposta aos coordenadores do projeto Praia Limpa, o Alessandro Cosme e a Maria Júlia Santos, da secretaria [de Meio Ambiente] que abraçaram a ideia objetivando a educação ambiental através da arte como forma de uma maior sensibilização para essas questões ambientais que envolvem principalmente o litoral mateense” – pontua.

“Se espera, através desse tipo de ação que envolve arte e educação ambiental, a formação da consciência crítica para construção de valores de cidadania no que tange às questões socioambientais”, reforça Thiago, que atualmente coordena o Projeto Ponto de Memória Nativa Ilha, entre outras atividades socioculturais.

 

FORÇA DA COLETIVIDADE

Em nota, a Secretaria de Comunicação de São Mateus afirma que a ação de limpeza realizada pela Secretaria de Meio Ambiente com o apoio de voluntários “foi linda”. Os participantes foram recepcionados pelas equipes e receberam kits com camisa com proteção ultravioleta, chapéu, luva, protetor solar e squeeze, além de lanche e água.

“Por volta das 8h, após orientações básicas de cuidado na coleta de resíduos e alongamento, prontos para a missão, as equipes se dividiram por toda a extensão de área entre as passarelas 1 e 6 do lado norte da Ilha e 1 e 8 do lado sul. Crianças, jovens, adultos e pessoas da melhor idade abraçaram o projeto e retiraram da areia bitucas de cigarro, tampas de descartáveis, canudos plásticos, cordas…” – detalha a Secom.

 

Valorização das trajetórias na Ilha

Morador de Guriri, Thiago Rabelo, após ressaltar a importância das ações relacionadas ao meio ambiente, como a realizada no fim de semana, destaca o Projeto Ponto de Memória Nativa Ilha que segundo ele atua na valorização das trajetórias de grupos, mestres, artistas, pescadores, surfistas e moradores da região da Ilha de Guriri.

A ação de retirada de lixo da praia aconteceu no fim de semana.
Foto: Secom-PMSM/Divulgação

“A ideia é aglutinar essas pessoas em torno de uma iniciativa de valorização da memória histórica local através da imersão pelas ruas, casas, quintais, comércios e redutos culturais a fim de registrar as lutas e trajetórias de vivência dos personagens que compõem a trama sócio cultural da região e implementar uma ferramenta de alcance da cidadania e ressignificação identitária das pessoas da comunidade” – explica.

Foto do destaque: Thiago Rabelo/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here