Buscando “constituir um espaço de convivência, de formação cidadã, de ampliação do universo cultural, artístico e de formação para o mundo do trabalho, a Associação Nova Esperança está realizando o Projeto Elo: Meu presente, meu futuro.  O programa objetiva desenvolver o protagonismo e autonomia social de adolescentes com 14 a 17 anos e 11 meses de idade”, de acordo com informações da psicóloga Adna Maria Farias Silva, que dá suporte ao Projeto Elo.

As atividades do Projeto foram iniciadas em 2017, percebendo a necessidade de ofertar serviços voltados aos adolescentes, para propiciar sua formação cidadã, autonomia e protagonismo, contribuindo para a integração ao mundo do trabalho e prevenindo riscos e vulnerabilidades.

Fundada em 1970 pelo casal de missionários italianos Luigia e Egídio Bordoni, já falecidos, desde o início a Associação Nova Esperança realiza atividades na área educacional e de assistência social.

A execução dos trabalhos do Projeto Elo se dá através de oficinas de formação, onde os adolescentes e as famílias recebem acompanhamento psicológico e social. Em situações de maior gravidade, eles são encaminhados para rede de assistência do Município.

Mundo do Trabalho e Projeto Sombras

O Projeto Elo: Meu presente, meu futuro oferta oficinas para adolescentes de 14 a 17 anos, voltadas à preparação para o ingresso no mercado de trabalho. As oficinas são Mundo de Trabalho I (comunicação e atendimento ao cliente), Mundo do Trabalho II (educação financeira), Inclusão Digital (informática básica), teatro e noções básicas de Direito e Cidadania.

Em complementação às oficinas Mundo do Trabalho, é realizado o Projeto Sombras, que consiste em estágio de observação, conforme relato encaminhado à Reportagem pela psicóloga do Projeto Elo, Adna Maria Farias Silva. A equipe técnica à frente do projeto é composta pela presidente da instituição, Cristina Bordoni, a coordenadora pedagógica Giseli Terezinha de Souza Soares Zequinelli, a assistente social Catiúcia Estevão Grilo e o administrador Fábio Frigério.

“A entidade Nova Esperança executa de maneira direta as oficinas do Projeto Elo, articuladas com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, regulamentado pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais”, sustenta.

As atividades são realizadas na sede da Associação Nova Esperança, localizada às margens da BR-101, próximo da Base 61 da Petrobras, no contraturno escolar dos adolescentes, de segunda a sexta-feira. Podem participar do projeto integrantes de famílias em vulnerabilidade social, que estejam matriculados em alguma escola. Os responsáveis podem entrar em contato pelo telefone 9.9988.1136. Com capacidade de atendimento de 30 adolescentes pela manhã e 30 à tarde, há vagas disponíveis.

Foto do destaque: Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here