Nas áreas da Suzano, quando a colheita termina, começa uma ação que traz benefícios sociais e de geração de renda. Trata-se do Programa Pontas e Galhos que prevê a doação desses insumos. O material doado é recolhido por associações, fomentando o emprego e o combate à pobreza no norte do Espírito Santo. A empresa e as associações comunitárias acabam de celebrar a continuidade dessa ação que, em 2021, representou renda extra para 441 pessoas e suas famílias.

De acordo com a Suzano, o termo assinado com as associações incluiu demandas apresentadas nos encontros periódicos realizados com os beneficiados, como o enriquecimento da especificação dos insumos disponibilizados. A ação aquece a economia local. Só no ano passado, essa parceria gerou mais de R$ 4 milhões para as associações participantes.

Benefícios

O Supervisor de Inteligência Patrimonial da empresa, Elian Carlos Marques Correia, lembra que, além da geração de emprego e renda, o projeto gerou outros benefícios para as comunidades do entorno das bases florestais da empresa.

“Para participar, as associações precisaram estar legalmente constituídas, incluindo questões fiscais. Essa regularização já representa um benefício”, destacou. “As associações, devidamente regularizadas, retiram o material e vendem para ceramistas, gerando assim oportunidade”, complementa.

Leia também:   Ricardo Ferraço autoriza edital para construção de barragem em Mucurici

É importante lembrar que toda a coleta é realizada com uniformes que protegem os coletores e padronizam as equipes, que utilizam equipamentos de segurança, como luvas, óculos, capacetes, perneiras e botinas.

Transformação social 

O presidente da Associação de Lenhadores do Braço do Rio (Conceição da Barra), Genilson Leonídio, avalia que o Programa Pontas e Galhos é estratégico no desenvolvimento da região. “Considero essa iniciativa muito importante, pois ajuda no sustento de muitas famílias”, disse.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here