Apesar de já ter sido notificada pela Prefeitura a retornar ao funcionamento normal das linhas de ônibus urbano, a Viação São Gabriel continua sem realizar o transporte de passageiros após as 21 horas. Na quinta-feira (14), a companhia enviou pedido à Prefeitura para manter reduzidos os horários dos ônibus do transporte coletivo urbano.

De acordo com o subsecretário de Obras, Infraestrutura e Transportes, João Adir, o pedido está na Procuradoria Geral do Município para emissão de parecer. O procurador Selem Barbosa de Faria disse à Rede TC de Comunicações que o processo já está em análise.

Conforme o subsecretário João Adir, no pedido, a Viação São Gabriel diz não ter condições para manter os horários normais alegando que não há usuários do transporte coletivo na Cidade a partir das 21h. “Eles alegam que não têm demanda”, frisa o subsecretário.

O procurador Selem afirmou que, a partir da análise do processo, fará um parecer que deverá ser encaminhado ao órgão fiscalizador do contrato, no caso, a Secretaria de Obras, para que tome as providências.

Leia também:   PRF apreende 10 toneladas de pescado sem nota fiscal em São Mateus

 

DEMANDA

O serviço público de transporte urbano de passageiros é regulamentado pelo Município, que o executa sob o regime de concessão à Viação São Gabriel. O objetivo maior do serviço é atender à demanda de pessoas que, na maioria das vezes, não têm outra opção para se locomoverem na Cidade, senão através desse serviço público.

Assim, dependem desse meio para irem ou voltarem do trabalho, procurar hospitais, farmácias e outros serviços, muitas vezes à noite. Sem esse meio de transporte, correm o risco de perderem os empregos ou terem restringidos os meios para exercerem seus direitos de ir e vir.

É o que relatam moradores de Guriri, Forno Velho (Cohab) e outros bairros da Cidade sobre o limite de circulação dos ônibus até as 21 horas. Eles afirmam que trabalham à noite e não têm como retornar para as suas residências usando o transporte coletivo.

Essa restrição de horário dos ônibus tem consequências na redução do horário de farmácias. Um funcionário de uma drogaria no Centro alegou que um dos motivos para que o estabelecimento não abra à noite é justamente pela falta de transporte coletivo após as 21h.

Leia também:   Policiais apreendem cocaína e maconha em São Mateus

 

VIAÇÃO SÃO GABRIEL

A Rede TC de Comunicações tem procurado a Viação São Gabriel para que ela possa prestar os esclarecimentos à população. Entretanto, ao longo da semana por diversas vezes, a empresa optou por não se pronunciar, o que é lamentável por ser uma concessionária de serviço público.

A Rede TC reitera sua disponibilidade em ouvir a empresa no momento que ela entender adequado de que deve se manifestar sobre as reclamações dos cidadãos/usuários.

 

MAIS RECLAMAÇÕES

Um morador do Bairro Litorâneo entrou em contato com a Reportagem para relatar que vem enfrentado transtornos na linha Villages-Hospital Roberto Silvares no horário de 18h10. Segundo ele, essa linha deveria funcionar normalmente até o ponto final da rota, que é o HRS. No entanto, ele afirma que o ônibus segue do Villages direto para a garagem. “E nem para no ponto do Extrabom da BR, o que acaba atrasando a chegada dos funcionários em seus destinos”, frisa.

Ainda de acordo com o leitor, o ônibus da linha Litorâneo-Aviação via Rodonaldo, de 18h20, sai do ponto somente às 18h30. “E o que tem acontecido são passageiros esperando mais de meia hora até 40 minutos para irem para casa. Uma tremenda falta de respeito”.

Leia também:   Polícia Militar detém homem e apreende revólver em São Mateus

O usuário reclama também das condições dos veículos. “Ônibus de segunda mão, com vários problemas na parte elétrica, elevadores, carros imundos que sempre vivem em manutenção. E quando chega a alta temporada, pega os melhores carros e colocam na linha Guriri e mandam os sucateados para os bairros” –complementa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here