O acervo do Museu Municipal de São Mateus foi removido na tarde desta quinta-feira (22). De acordo com a secretária municipal de Cultura, Domingas dos Santos Dealdina, a manobra é por precaução. Segundo ela, a remoção começou por volta das 15h após decisão da Secretaria Municipal de Cultura em conjunto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

“Não queremos correr nenhum risco e, para garantir a preservação desse acervo, da parte arqueológica que é muito rica, entendemos que é melhor, nesse momento, tirar as peças do espaço até que tenhamos uma garantia para poder voltar ao local” – detalha a secretária.

Domingas explica que não há alerta sobre riscos no local, mas, devido o prédio está localizado próximo a uma encosta, existe essa preocupação. Ela ressalta que o prédio possui “uma boa estrutura”, mas ainda assim, foi decidido pela retirada enquanto permanecer o período chuvoso.

“Se as chuvas fortes continuarem, pode ser que de fato ocorra alguma coisa grave, problemas no telhado, por exemplo. Preferimos retirar para preservar as peças” – explica.

Leia também:   Anunciada a conclusão de praça no Bairro Boa Vista

Segundo Domingas, uma museóloga da Secult coordena a remoção e dois arqueólogos do Iphan atuaram na retirada das peças históricas. Além das peças, todo o mobiliário também foi retirado do local.

Ela ressalta que o acervo é importante para a preservação da história do Município. “O museu é muito representativo para a história de São Mateus, principalmente no que tange a questão indígena pela parte arqueológica. Temos urnas, cerâmicas”.

A secretária afirma que as peças ficarão guardadas no Centro Administrativo da Prefeitura até que um novo local seja alugado ou então que retornem ao prédio do Museu.

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here