A Polícia Federal em Minas Gerais, com o apoio da Superintendência da PF no Espírito Santo, da Diretoria de Inteligência Policial e da Sejus, deflagrou na manhã desta quarta-feira (9) a Operação Fake Mail. O objetivo é coibir a prática de crimes de fraude eletrônica em prejuízo da Caixa Econômica Federal (CEF) por um grupo especializado nesse tipo de crime por meio da internet.

A operação foi deflagrada nesta quarta com ações no Espírito Santo e Minas Gerais. Foto: PF/Divulgação

De acordo com a PF foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão em Domingos Martins, Marechal Floriano, Vila Velha, Cariacica e Betim (MG), expedidos pela 2ª Vara Federal Criminal de Belo Horizonte (MG).

A fraude investigada consiste no envio de e-mail fraudulento à Caixa, contendo ofício também fictício em nome de órgãos públicos, solicitando a transferência de valores para a conta dos investigados. “Após o recebimento do crédito da CEF, o dinheiro é movimentado entre diversas pessoas em múltiplas camadas de contas bancárias, em diversas instituições financeiras, objetivando dificultar a identificação e o rastreio dos valores”, detalha a PF.

Leia também:   Adolescente é assassinada a tiros em Pedro Canário

Os investigados responderão pelos crimes de fraude eletrônica e associação criminosa, cujas penas somadas podem chegar a 11 anos de prisão e multa.

 

Foto: PF/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here